Agosto Dourado marca a campanha de incentivo ao aleitamento materno
Essencial para a sobrevivência, a nutrição e o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento de ouro” para os bebês, por isso, o Agosto Dourado, marca a campanha mundial de incentivo ao aleitamento materno, para conscientizar a população sobre a importância da amamentação.
A Campanha foi estabelecida em 1992 pela OMS e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e hoje é promovida em mais de 120 países, sendo o principal movimento em defesa do aleitamento.
De acordo com o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), níveis ideais de amamentação poderiam prevenir mais de 820 mil mortes de crianças menores de cinco anos por ano no mundo e evitar 20 mil mortes de mulheres por câncer de mama devido a diminuição do nível de estrogênio no organismo durante o período de aleitamento. Ademais, a amamentação exclusiva dos bebês durante os primeiros seis meses de vida é recomendada pela OMS para garantir o crescimento e desenvolvimento adequado da saúde das crianças. Além de favorecer o bebê, o aleitamento materno contribui para a saúde e bem-estar da mãe. A ocitocina, hormônio liberado durante a amamentação, ajuda a evitar sangramento após o parto e é capaz de aliviar o estresse.
O contato frequente das mulheres com profissionais de saúde durante o pré-natal é uma oportunidade única para a promoção do aleitamento materno.
Em Não-Me-Toque, além do pré-natal, a Secretaria Municipal de Saúde oferece o curso de gestantes, que dispõe de diversos temas importantes para saúde da mãe e do bebê, incluindo o aleitamento materno.
Na Unidade de Apoio, são oferecidos atendimentos em ginecologia, obstetrícia e enfermagem.
Assim, todas as unidades básicas de saúde do município serão decoradas com a temática do Agosto Dourado, de forma a promover a conscientização e incentivo ao aleitamento materno na população não-me-toquense.
No caso dúvidas ou receio de amamentar as mães podem entrar em contato com a equipe do Centro de Apoio, pelo telefone: 054 – 99679-3118, para receber orientações e se sentir confiantes no momento mais especial da vida de uma família