Diga não à dengue: ajude a evitar locais com água parada
A Secretaria Municipal da Saúde de Não-Me-Toque contabiliza até esta segunda-feira (18), cinco casos confirmados de dengue no município, sendo três autóctones, ou seja, contraídos no município, sem vínculo de viagem. Também foram encaminhadas 21 notificações. A prevenção à doença deve ser feita eliminando locais com água parada, onde o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, se reproduz.
Sobre o Aedes
O Aedes aegypti tem em média menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. O mosquito costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do mosquito.
Saiba como eliminar o mosquito em casa
Os depósitos preferencias para os ovos são recipientes domiciliares com água parada ou até na parede destes, mesmo quando secos. Os principais exemplos são pneus, latas, vidros, cacos de garrafa, pratos de vasos, caixas d’água ou outros reservatórios mal tampados, entre outros.
Entre as medidas preventivas que em casa a pessoa pode fazer estão:
– Manter tampada a caixa d’água, assim como tonéis ou latões que estejam expostos à chuva
– Guardar pneus velhos sob abrigos
– Não acumular água em vasos de plantas ou nos pratos onde ficam (cobrir com areia)
– Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises
– Colocar embalagens de vidro, plástico ou lata em lixeira fechada
– Manter a piscina tratada o ano inteiro
Com informações da Secretaria Estadual da Saúde – SES