Prefeitura de Não-Me-Toque entrará com recurso contestando classificação de Bandeira Vermelha
Governo do Estado divulgou no fim da tarde dessa sexta-feira (26) as bandeiras das regiões dentro do modelo de Distanciamento Controlado. Na nova classificação, a região de Passo Fundo a qual é pertencente Não-Me-Toque, voltou a bandeira vermelha, o que traz medidas mais rígidas de controle que impactam diretamente no cotidiano da população. A região vinha mantendo a classificação da bandeira laranja a 6 semanas.
Na manhã deste sábado (27), o Prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa reuniu-se com o Secretário Marco Costa e membros da diretoria da ACINT para discutir a respeito da intervenção junto ao Governo do Estado através de recurso, contestando a classificação. Pelo modelo de distanciamento controlado, as prefeituras e associações de municípios das regiões que mantiveram a classificação ou foram classificadas com uma bandeira mais escura de uma semana para a outra podem contestar os dados até as 6h30 de domingo (28).
Tendo em vista que nos últimos 15 dias Não-Me-Toque vem apresentando estabilidade em relação aos casos de Covid-19, o Município contestará a classificação de forma individual e também através de uma ação coletiva realizada com os demais municípios da AMAJA.
Os números do último boletim epidemiológico de Não-Me-Toque são.
- Testados: 498
- Descartados: 457
- Aguardando resultado de exames: 0
- Confirmados: 43 (41 laboratorialmente e 2 critérios clínico epidemiológico)
- Hospitalizados: 0
- Monitorados: 18
- Recuperados: 41
- Ativos: 01
- Óbitos: 01
Estes dados vêm se mantendo estáveis, o que possibilita o recurso contestando a classificação, no entanto é necessária a colaboração de toda a população que deve fazer o uso de máscaras, evitar aglomerações e atentar-se a constante higienização das mãos. O comércio, principal impactado com a nova classificação deve seguir a risca os protocolos sanitários para manter nossa situação e evitar a adoção de maior rigidez nas regras de funcionamento.
“Esperamos reverter o quadro e manter o município na bandeira laranja, permitindo que a indústria e o comércio mantenham as atividades com todos os cuidados necessários, e que a parcela da população que não vem respeitando as regras de prevenção ao contágio da Covid-19, leve em conta os impactos de suas atitudes tanto na saúde quanto na economia da cidade” enfatiza o Secretário Marco Costa.