Como funcionará o atendimento na rede de Saúde de Não-Me-Toque a partir de 30 de março
Rede de Saúde do Município foi planejada afim de evitar uma contaminação em massa do Covid-19
Atendimento aos pacientes com sintomas respiratórios – em virtude da epidemia do coronavírus
As pessoas que apresentarem sintomas respiratórios devem ligar para o telefone (54) 9 9640-7175 antes de se dirigirem a qualquer serviço de saúde. Neste telefone serão atendidas por um médico que irá orientá-las. Se for necessário o fornecimento de receitas e atestados, estes serão levados ao paciente através da sua UBS de referência. Esses pacientes serão monitorados sobre sua evolução.
A Unidade de Saúde do Bairro Martini, funcionará como Unidade Sentinela para o Coronavírus e atenderá somente pacientes com sintomas ou problemas respiratórios, no horário das 8h às 20h de segunda a sexta-feira.
ATENÇÃO: Dirija-se a unidade somente após ligar para o telefone (54) 9 9640-7175. O objetivo é não aglomerar pessoas na unidade. É importante ficar em casa, pois a chance de entrar em contato com outros pacientes contaminados é grande! É muito importante manter o fluxo ordenado nesta unidade!
A UBS Martini deve atender os pacientes com sintomas mais severos, que não podem tomar as medidas em casa sem que sejam avaliados.
Atendimento Hospitalar em casos positivos de Covid-19
O Hospital de referência para o Coronavírus será o Hospital Notre Dame Julia Billiart, que receberá os casos mais graves, e terá plantão ininterrupto 24hs. Nos finais de semana será também o Hospital que receberá os pacientes encaminhados através do telefone (54) 9 9640-7175 e a demanda espontânea em caso de urgência.
O telefone funcionará diariamente das 8h às 20h. Fora deste horário e somente em situações graves, pacientes com problemas respiratórios devem procurar o Hospital Notre Dame Julia Billiart.
Como ficam os atendimentos rotineiros?
As demais Unidades de Saúde atenderão todas as demais situações, mas ainda com restrição de acesso, evitando as aglomerações e não atendendo situações eletivas que podem ser postergadas. Antes de dirigir-se a UBS do seu Bairro, ligue e informe-se.
Algumas UBS’s terão um dia de interrupção do atendimento devido a escala de profissionais para atuar na Unidade Sentinela. No dia em que a UBS do Bairro não funcionar, a referência para a ser a Unidade de Saúde Central. Os pacientes dos Bairros Martini e Ipiranga, passam a ser atendidos também na Unidade Central a partir de 30/03, devido ao uso da UBS Martini para atuação como Unidade Sentinela.
O Hospital Beneficência Alto Jacuí continua a ser a referência para Urgência e Emergência para todos os casos que não forem decorrentes de síndromes ou doenças respiratórias. Trauma, Avc, infarto, parto e nascimento, acidentes continuam a ser atendidos pelo Hospital Alto Jacuí.
ATENÇÃO: para evitar a aglomeração no Hospital os atendimentos eletivos estão suspensos e o protocolo de atendimento não irá contemplar situações que podem aguardar.
Este modelo foi adotado utilizando ao máximo a capacidade do sistema de saúde municipal e segregando da melhor forma possível os pacientes com sintomas respiratórios. O objetivo é mitigar ao máximo a contaminação da população.
SIGA AS ORIENTAÇÕES E COLABORE COM AS AUTORIDADES DE SAÚDE.
DIRIJA-SE A UMA UNIDADE DE SAÚDE SOMENTE EM CASO DE REAL NECESSIDADE.
NÃO SE EXPONHA SEM NECESSIDADE, ORIENTE-SE COM ANTECEDÊNCIA.
#FIQUE EM CASA
RESPEITE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE – ELES ESTÃO DANDO O MÁXIMO PARA PRESERVAR A SUA VIDA!