Vacinação contra Influenza prossegue na quinta-feira
A Secretaria de Saúde segue nesta quinta-feira (26) com a campanha contra a gripe influenza, vacinando nesta primeira etapa somente idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde. Na segunda-feira quando se deu início a campanha foram aplicadas 900 doses.
Devido ao quantitativo menor de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde a vacinação está ocorrendo somente a tarde junto a UBS Central. Nesta quinta-feira serão mais 500 doses disponibilizadas.
Uma estrutura foi montada ao ar livre junto a UBS Central para realizar a vacinação que também é feita no sistema drive-thru no qual o idoso não precisa nem descer do carro para ser imunizado.
“Recebemos um quantitativo menor de vacinas que se esgotam rapidamente devido a demanda elevada da procura pela imunização. Sabemos que todos querem se imunizar neste momento, porém pedimos a compreensão da população, uma vez que as doses estão sendo enviadas em menores quantidades aos Municípios”, explica o Secretário Marco Costa.
Vacinação de rotina está suspensa até o dia 16 de Abril
No intuito de evitar aglomerações, o Ministério da Saúde orienta que a vacinação de rotina, principalmente da crianças seja adiada entre o período que compreende a primeira fase da campanha contra a gripe influenza, de 23/03 a 15/04 e orienta que a população aguarde a conclusão desta fase para que possa voltar as unidades de saúde para se vacinar.
A busca dos serviços de vacinação por pais e/ou responsáveis por crianças, não está recomendada, uma vez que são importantes portadores assintomáticos e disseminadores de doenças respiratórias. Solicita-se aos pais e/ou responsáveis que aguardem para comparecer aos postos de saúde a partir do dia 16 de abril, quando se encerra a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a fim de reduzir o contato, principalmente deste público com os idosos que são as pessoas que mais vêm apresentando complicações devido a COVID-19. Ainda, para as demais populações que compõem o calendário nacional de vacinação, recomenda-se que também atualizem sua caderneta de vacinação, a partir do dia 16 de abril.