Prefeito Pedro Paulo prestigia 3º Encontro de Mulheres que Cooperam
No segundo dia de atividades no Parque de Exposições da Expodireto Cotrijal, o Sistema Ocergs-Sescoop/RS realizou, em parceria com a Cotrijal e Câmara de Vereadores de Não-Me-Toque, no dia 12 de março, o 3º Encontro Mulheres que Cooperam, que teve como objetivo principal reconhecer as mulheres que participam ativamente do movimento e que pregam e exercitam a cooperação. O evento aconteceu no Mundo Cooperativo Gaúcho, espaço do Sistema na Expodireto.
Em sua fala de abertura, o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, e o vice-presidente, Ênio Schroeder, ressaltaram a participação das mulheres nos conselhos da Cooperativa, onde atualmente duas fazem parte do conselho de Administração e uma do Conselho Fiscal. Os dirigentes lembraram ainda da importância da participação ativa das mulheres também na gestão da propriedade e das casas políticas.
O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergilio Perius ponderou sobre a participação das mulheres na educação cooperativista, na gestão das propriedades rurais e na vida das cooperativas. Em relação às cooperativas escolares, Perius disse que as mulheres participam ativamente da condução de seus filhos para a vida cooperativa e também como protagonistas na condução das atividades pedagógicas das cooperativas escolares.
O prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa fez uma saudação às mulheres presentes, ressaltando a importância deste momento e da participação efetiva da mulher na vida cooperativa e legislativa.
A programação contou com palestra da analista técnica do Sescoop/RS Ubiracy Barbosa Ávila, intitulada “O Papel da Mulher no Cooperativismo”. Na sequência, foram apresentados cases de cooperativas escolares, apresentados por três jovens alunas. Taíza Naiara Jost, pela Cotrijal; Luysa Eichnner da Silva, da Feecopes Centro Serra e Sara Ribeiro de Freitas, pela Fecoopes Pioneira.
A atração principal do evento foi ministrada pelo conferencista Roberto Martini e versou sobre Os Princípios Cooperativos, um exercício de convivência do cooperativismo. Martini oportunizou vivências entre as participantes e propiciou momentos de interação e integração, focados nos princípios cooperativistas. Por fim, a Ocergs homenageou as líderes cooperativistas Roveni Roveda, vereadora Neca Trenepohl e as jovens líderes Taíza, Luysa e Sara.
Participaram do evento também os diretores da Ocergs, Irno Pretto e Margaret Garcia da Cunha, o conselheiro administrativo do Sescoop/RS e vice-presidente da Central Sicredi Sul Sudeste, Márcio Port, e a prefeita de Estrela Velha Cecilia Montagner Ceolin, além de dirigentes cooperativistas e de municípios da área de atuação das cooperativas presentes.
No encerramento das atividades, a professora Andrea Krug lançou a publicação, pela editora do Sescoop/RS, intitulada o Manual Teórico e Prático de Governança Cooperativa. O coquetel de encerramento foi oferecido pela Cooperativa Cotricampo, de Campo Novo.
Fonte: Ocergs-Sescoop/RS