Alerta Vermelho! Não-Me-Toque tem Infestação de Alto Risco do Aedes Aegypti
Entra ano, sai ano e a situação do Aedes Aegypti continua preocupante em Não-Me-Toque que teve 2 casos de dengue confirmados em 2019
A Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque divulgou nesta segunda-feira (25) os resultados do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa) que mostram um cenário alarmante em Não-Me-Toque.
O índice de infestação predial considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de menos de 1%, de alerta entre 1 e 3,9% e alto risco acima de 4%. Não-Me-Toque apresenta um índice de 8,1%, ou seja em 513 dos imóveis visitados pelos agentes de combate a endemias foram encontrados focos do mosquito.
Conforme relatam os agentes, as maiores queixas feitas por munícipes são relacionadas a pneus e outros materiais rodantes, porém estes representam somente 4,3% do problema em Não-Me-Toque. O relatório constatou que 60,9% dos focos foram encontrados junto a depósitos ao nível do solo, como barris, tambores, tanques e poços que na maioria das vezes são usados para coletar a água da chuva e não recebem tratamento adequado.
Maior quantidade de focos está no Centro
Ao contrário do que muitos acreditam, não é nos bairros que está o problema! O Centro é onde estão concentrados a maior parte dos focos, com 16,9%, superando os Bairros Jardim (9,47%), Santo Antônio (4,5%) e Industrial (1,49%) somados.
Dados apontam que 1 a cada 6 casas do Centro tem focos do Aedes Aegypti!
Faça sua parte e acabe com o problema!
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas.
Em menos de 15 minutos é possível fazer toda diferença!
Cuidados dentro das casas e apartamentos
- Tampe os tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Área externa de casas e condomínios
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
- Limpe ralos e canaletas externas;
- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.
Uma pulverização junto ao parque da Expodireto e seu entorno, bem como alguns pontos estratégicos do Município será feita para combater a proliferação do mosquito, porém o apoio da população com um olhar minucioso em suas residências é fundamental para que não tenhamos uma epidemia de doenças transmitidas pelo mosquito!