Aulas iniciam dia 20 de fevereiro na Rede Municipal
A Secretaria Municipal da Educação está com a agenda organizada para o início do ano letivo, marcado para 20 de fevereiro para todas as escolas, inclusive as Escolas de Educação Infantil (Emeis). Nesta semana ocorre a limpeza e higienização das seis unidades educacionais de ensino fundamental e das cinco de educação infantil da rede municipal.
Para que as crianças também tenham férias da escola e fiquem mais tempo com a família, a Secretaria da Educação estimula que os pais tirem férias em janeiro. Em janeiro e fevereiro funciona a Secretaria da Educação oferece atendimento em regime de plantão somente na Emei Pequeno Polegar, que ficou fechada somente no período de 1º a 6 de fevereiro, para desinsetização, limpeza, manutenção e higienização. No dia 7 reabriu, ainda em regime de plantão para crianças inscritas em 2018.
Iniciar o ano letivo com muita motivação
A Secretaria da Educação preparou três dias de formação para as auxiliares de serviços gerais, monitores e equipe gestora. São oito horas de formação para cada grupo, nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, nas dependências da Escola Santo Antônio. Todos estão recebem capacitação sobre “Prevenção contra incêndio”, ministrada por empresa contratada por licitação, que transfere conhecimento e realiza exercícios práticos.
– Decidimos pelo tema para que todas as pessoas envolvidas com a escola tenham capacidade de discernimento sobre o que fazer, e como fazer corretamente, em caso de ocorrência de incêndio, com foco na integridade dos nossos alunos, servidores e professores. Ao mesmo tempo, é um conhecimento que serve para todos nós no nosso dia a dia – avaliou a secretária municipal da Educação, Eli Xavier Donatti.
No dia 11, os motoristas da Secretaria e do transporte escolar passam por formação sobre “Direção defensiva e conduta no trânsito”.
Também no dia 11, próxima segunda-feira, serão 8 horas de assessoria coletiva do Programa União Faz a Vida para os coordenadores das escolas municipais, no Centro Catequético.
Todos os professores da Rede municipal receberão oito horas de formação no dia 18 de fevereiro, sobre “Deficiência, Transtornos e dificuldades de aprendizagem”, ministrada por Luciana Brites, da Neurosaber, no Centro Catequético, das 8h15 às 17h.
No dia 19, ocorre formação continuada sobre “Base Nacional Comum Curricular e as novas competências a serem desenvolvidas no educando para garantir aprendizagem efetiva e formação plena”. O palestrante é Renato Casagrande, no Centro Catequético, às 14h.
Palestra com Doutor em Educação
Na noite de 19 de fevereiro, terça-feira, a Secretaria da Educação oportuniza a população participar da palestra com Doutor em Educação, Cláudio Luciano Dusik. Ele conquistou a graduação na UFRGS mesmo sofrendo de uma atrofia muscular espinhal (AME) em estágio avançado, aos 41 anos (2018).
Cláudio Luciano Dusik vem a Não-Me-Toque, contratado pela Secretaria Municipal da Educação, para falar com professores, pais, jovens e pessoas de todas as idades, sobre “Vencendo desafios e projetando o futuro: Os desafios encontrados na educação nos dias atuais”.
– O acesso será livre para todos os interessados. Desejamos compartilhar com nossa comunidade o conhecimento e o exemplo de vida que é o Doutor Claudio Dusik e, desta forma, motivar para que não desistam diante das dificuldades, quer seja na escola, na família ou no trabalho – declarou a secretária Eli Xavier Donatti.
Com esta programação, o Município deseja que o ano letivo inicie com entusiasmo para todos os envolvidos. As aulas iniciam no dia 20 de fevereiro, quarta-feira.
Por: Helaine Gnoatto Zart | A FOLHA