Vidro também pode ser reciclado! Faça o descarte correto para evitar acidentes
Quem nunca quebrou um copo de vidro ou já passou pela situação de quebrar algo cortante e ficou na dúvida de como descartar? Preparamos algumas dicas pra você não colocar em risco os profissionais da limpeza urbana
Como descartar vidro quebrado certamente é uma pergunta que já passou pela cabeça de quem já quebrou vidro alguma vez na vida. O vidro é um material que leva muito tempo para se decompor na natureza, mais de 10.000 anos, e por esse motivo e que devemos descarta-los de maneira correta, para minimizar os possíveis impactos ambientais causados pelo material.
Quando a gente cata com maior cuidado todos os caquinhos de vidro do chão, e simplesmente coloca no saco de lixo, estamos na verdade colocando em risco os garis, pessoas que abrem o lixo em busca de algo e até mesmo animais, como gatos e cachorros.
Não jogue o Vidro solto no lixo!
Antes de descartar o vidro quebrado é preciso embalá-lo de maneira adequada, poucos minutos de dedicação na hora de embalar o vidro quebrado fazem a diferença no destino do lixo. Isso porque, quando embalamos os descartes corretamente, facilitamos seu transporte e segurança dos trabalhadores da coleta.
Como embalar o vidro quebrado?
A primeira opção é colocar tudo em uma garrafa pet. Você pode colocar pela tampa ou fazer um corte no plástico, jogar os vidros e depois fechar com uma fita adesiva forte. É possível fazer esse mesmo processo em uma caixa de leite/suco.
Outra opção é se você não tem uma garrafa pet ou caixa de leite/suco, coloque o objeto quebrado e os cacos em uma folha de jornal e saia enrolando mais folhas até ficar bem seguro e firme – se quiser pode colocar uma fita adesiva também para as folhas não se soltarem.
A técnica utilizada para vidros serve também para qualquer objeto cortante como facas, pregos, lâminas de barbear, e tantas outras coisas que podem cortar.
Vidro quebrado também pode ser reciclado. E se o destino for a coleta seletiva fica ainda mais importante seguir este passo a passo! Embora menos valioso que outros materiais recicláveis ainda há interesse por reciclar esse tipo de material. E sua reciclagem é a única integral, ou seja, 1 kg de vidro usado (inteiro ou quebrado) resulta em 1 kg de vidro novo depois da reciclagem.