Projeto Escola no Campo encerra atividades 2016
Na tarde de segunda-feira (21) a Prefeita Teodora Lütkemeyer, a Secretária de Educação Griselda Blau estiveram participando juntamente com demais autoridades regionais, professores e estudantes da solenidade de encerramento do Projeto Escola no Campo 2016. O evento aconteceu no Parque da ExpodiretoCotrijal e marcou o anúncio dos vencedores do concurso de desenhos e frases elaborados durante o projeto.
O Escola no Campo é desenvolvido pela Cotrijal, Syngenta, Secretarias de Educação de 13 municípios da região e Fundação Abrinq. O projeto tem como principais objetivos ressaltar a importância da preservação do meio ambiente, informar que menores de 18 anos não devem manusear defensivos agrícolas, demonstrar a importância da produção de alimentos saudáveis e, através das crianças, sensibilizar os pais quanto ao uso correto de defensivos agrícolas. Também visa valorizar o trabalho do agricultor, fazendo com que sinta orgulho da atividade que desenvolve, buscando diminuir também o uso de agrotóxicos na produção.
Utilizando jogos, cartazes e uma cartilha especialmente elaborada para as atividades escolares, os professores orientaram os alunos sobre a importância do uso correto e seguro dos agrotóxicos, visando a saúde dos seus usuários e a proteção do meio ambiente. Durante o decorrer do projeto os alunos também participam de palestras sobre o tema. Em Não-Me-Toque o projeto é desenvolvido com os alunos dos 6ºs anos da Rede Pública Municipal e Estadual (Geny Vieira da Cunha), envolvendo 173 alunos participantes
Os resultados no Município de Não-Me-Toque foram:
Desenho:
1º lugar – Andriely dos Santos Hahn (EMEF EJC)
2º lugar – Patrick de Oliveira da Silva (EMEF AK)
Frase:
1º lugar – Juliane Avila Feltrin (EEEF Geny Vieira da Cunha)
“Selvagem não é quem vive na natureza, selvagem é quem a destrói”
2º lugar – Ana Cecília dos Santos (EMEF EJC)
“Todos nós somos responsáveis em preservar o meio ambiente, pois dele depende a vida das novas gerações”
A Prefeita Teodora ressalta a importância deste projeto, principalmente por se tratar da conscientização socioambiental e dos cuidados no manuseio de agrotóxicos levando em consideração que o Município e Região possui uma forte cadeia agrícola. “Queremos parabenizar a todos os alunos que participaram da edição 2016 e a Cotrijal por voltar as atenções para a educação e a conscientização desde cedo nas escolas” ressaltou.