Pronatec oferece quatro cursos do eixo Natural do MDA
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece 220 opções de cursos técnicos divididos em 13 eixos tecnológicos que se enquadram em diferentes perfis para atender aos diferentes interesses dos estudantes do País.
Através do eixo tecnológico natural desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), estão sendo oferecidos em Não-Me-Toque quatro cursos gratuitos, sendo Produtor Agropecuário, Agricultor Orgânico, Horticultor Orgânico e Floricultor.
Este eixo compreende tecnologias relacionadas à produção animal, vegetal, mineral, aquícola e pesqueira. Abrange ações de prospecção, avaliação técnica e econômica, planejamento, extração, cultivo e produção referente aos recursos naturais. Inclui, ainda, tecnologia de máquinas e implementos, estruturada e aplicada de forma sistemática para atender às necessidades de organização e produção dos diversos segmentos envolvidos, visando à qualidade e sustentabilidade econômica, ambiental e social. Integra a organização curricular destes cursos: ética, desenvolvimento sustentável, cooperativismo, consciência ambiental, empreendedorismo, normas técnicas e de segurança, além da capacidade de compor equipes, atuando com iniciativa, criatividade e sociabilidade.
Produtor Agropecuário
Atua na atividade produtiva agropecuária. Maneja de forma sustentável a fertilidade do solo, dos recursos hídricos e dos recursos naturais. Seleciona, produz e/ou aplica insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos, vacinas). Desenvolve estratégias para reserva de alimentação animal e água. Realiza atividades de produção de mudas, transplantio e plantio. Realiza tratos culturais. Realiza colheita e pós-colheita (armazenamento, beneficiamento e comercialização). Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categoria e finalidade (criação, reprodução, alimentação, sanidade). Comercializa animais. Desenvolve atividade de gestão rural. Observa a legislação para produção e comercialização dos produtos agropecuários, legislação ambiental e os procedimentos de segurança no trabalho.
Período: de 31.10.16 a 10.02.17
Carga Horária: 250h
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental I Incompleto
Agricultor Orgânico
Desenvolve a produção de orgânicos com base na legislação vigente.
Período: de 31.10.16 a 10.01.17
Carga Horária: 160h
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I Incompleto
Horticultor Orgânico
Executa o tratamento do solo, a produção de mudas, o transplante, os tratos culturais e a colheita e comercialização de talos, folhas e flores. Planeja a logística, comercializa e produz legumes, talos, folhas, raízes, bulbos, tubérculos e prepara o lugar para o plantio de mudas e sementes. Controla pragas e efetua tratos culturais sustentáveis.
Período: de 31.10.16 a 10.10.17
Carga Horária: 160h
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Incompleto
Floricultor
Identifica espécies e variedades produtivas, seleciona matrizes e utiliza técnicas de propagação de sementes e mudas. Define local de produção de flores e plantas ornamentais. Realiza manejo, trato cultural e tratamentos fitossanitários. Instala e opera sistemas de irrigação. Trabalha técnicas de construção e manutenção de estruturas para cultivo protegido. Prepara o solo e os substratos para o plantio e colheita. Planeja e comercializa a produção. Atende a legislação vigente.
Período: de 31.10.16 a 10.01.17
Carga Horária: 160h
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental Incompleto
Inscrições abertas na Secretaria Municipal de Assistência Social, com a Coordenadora do Programa Acessuas Trabalho Cláudia Costa.
Idade Mínima: 16 anos
Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h15 às 17h
Maiores informações pelos fones: (54) 3332-1233 ou 3332-4116