Administração agiliza entrevistas de estrangeiros junto ao CONARE
Não-Me-Toque tem em sua hospitalidade e qualidade de vida um diferencial que atrai inúmeras pessoas a pensar um futuro no Município. Alcançando um alto índice de desenvolvimento no ranking do Idese, o Município apresenta crescimento econômico e populacional todos os anos.
Além de pessoas da região, estrangeiros também veem em Não-Me-Toque uma oportunidade de vida nova, e este é o caso dos grupos de estrangeiros que se estabeleceram no Município.
O acolhimento e auxilio a este grupo de estrangeiros vem sendo feito pela Administração com aulas de alfabetização para integra-los a comunidade, bem como auxilio por para sua regularização junto ao CONARE.
O que é o Conare?
CONARE é o Comitê Nacional para os Refugiados. Ele é um órgão colegiado, vinculado ao Ministério da Justiça, que reúne segmentos representativos da área governamental, da Sociedade Civil e das Nações Unidas (ACNUR) e tem por finalidade analisar e decidir todos os pedidos de refúgio no Brasil.
Para que o pedido de refúgio seja deferido, estes primeiro precisam passar pela entrevista, mas como até hoje nenhum deles foi convocado para fazer esta entrevista, a Administração tomou esta iniciativa para tentar agilizar sua situação no País.
O CONARE estipula um prazo de 1 ano, desde a solicitação de refúgio até a convocação para a entrevista, mas a grande maioria deles já está aqui no Brasil há quase dois anos. Sendo assim, a Administração Municipal se disponibilizou em oferecer um espaço para que os refugiados realizassem a entrevista com um oficial do Comitê via Skype.
Desta forma, a Administração facilitou a entrevista, evitando que os mesmos tenham que se deslocar para os Municípios de Caxias do Sul ou Porto Alegre.
A entrevista tem grande importância na decisão tomada pelo Plenário do CONARE, que decidirão se o estrangeiro deverá ou não ser reconhecido como refugiado.