Serviço de Urgência e Emergência garantido até o fim do ano, com recursos próprios!
Desde a suspenção do atendimento de urgência e emergência do Hospital Notre Dame Julia Billiart, a Prefeita Teodora Lütkemeyer e o Secretário de Saúde Marco Costa vem em parceria com gestores dos municípios de Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos, Claudio Alflen e Sérgio Lasch, encontrar uma solução e não deixar a população destes municípios desamparada.
A suspensão do serviço de urgência e emergência que vinha sendo executado pelo Hospital Notre Dame decorreu devido aos atrasos nos repasses financeiros por parte do Governo do Estado, o que gerou grandes dificuldades da instituição manter este serviço e outros, por conta da falta de repasses do SUS e do convênio Porta de Entrada para Urgência e Emergência. Por conta disso, o Hospital acumula dívidas com os médicos que fazem o plantão e outros fornecedores. O déficit com os serviços prestados para o SUS somam mais de R$ 200 mil mensais.
Na manhã de terça-feira (21), a Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Secretário de Saúde Marco Costa, os Prefeitos e Secretários de Saúde de Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos reuniram-se com representantes dos Hospitais Notre Dame Julia Billiat e Alto Jacuí para seguir as tratativas relacionadas ao atendimento de urgência e emergência.
Os Municípios elaboraram uma proposta financeira para prestação de atendimento onde solicitaram a manifestação de interesse dos hospitais em assumir o serviço. O Hospital Alto Jacuí manifestou interesse em assumir este serviço. O Hospital Notre Dame Julia Billiart manifestou interesse somente em procedimento eletivos, desde que com complemento financeiro.
Conforme o Secretário de Saúde Marco Costa, o debate centralizou-se no formato do serviço e nas possibilidades financeiras dos Municípios que terão que arcar com 100% do custo, uma vez que o Estado está omisso à essa situação.
Para manter o atendimento, os Municípios de Não-Me-Toque, Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos dividirão o valor inicialmente acordado de R$ 183.000,00 mensais. Marco destaca o esforço conjunto por parte dos Municípios para manter o serviço à população e pede a colaboração e compreensão da mesma, para que só busque o plantão em caso de urgência e emergência.
“Os Prefeitos terão que adequar seus orçamentos, parabenizo Prefeita Teodora que conduz as finanças do Município Não-Me-Toque com excelência possibilitando o financiamento deste serviço com recursos próprios. Vale também destacar o importante aceno do Poder Legislativo por parte da Presidente Paula van Schaik, em colaborar com parte das economias da Câmara de Vereadores para manter o serviço”, enfatizou Marco.
Após as discussões ficou acertado que os Municípios conveniarão com o Hospital Alto Jacuí os serviços de urgência/emergência e de obstetrícia. A questão relativa a realização de cirurgias e outros procedimentos eletivos será discutida em outro momento oportuno.
A Prefeita Teodora Lütkemeyer comenta que estes esforços estão sendo realizados para não deixar a população desamparada, ao menos até o final do ano está garantida a prestação do serviço com recursos próprios. A Prefeita lembra que a responsabilidade da manutenção deste serviço é do Estado.
“Tínhamos traçado um plano para investir os recursos do superávit na realização de obras e melhorias na infraestrutura do Município, porém agora serão investidos para manter este importante serviço à comunidade e que é de responsabilidade do Estado, mas infelizmente está esquecido. Vale ressaltar a sensibilidade da Câmara de Vereadores em auxiliar no financiamento deste serviço com recursos provenientes de suas economias”, disse a Prefeita Teodora.