Gestão Financeira, Serviço de Saúde Qualificado!
A Secretaria de Saúde aderiu ao terceiro ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ) neste ano. A primeira adesão ocorreu em 2014, durante o segundo ciclo do programa que foi lançado pelo Ministério da Saúde no ano de 2011. Este programa prevê a qualificação das unidades e equipes de atenção básica e dá ao município um aporte financeiro de acordo com o desempenho das equipes.
Em Não-Me-Toque, parte do valor recebido permitiu a premiação dos servidores da Secretaria de Saúde por desempenho, representando um reconhecimento da gestão ao empenho dos servidores para que os serviços de saúde na atenção básica apresentem uma evolução qualitativa e quantitativa. Outra parte do recurso foi empregada na qualificação dos servidores, com cursos e capacitações e ainda, na aquisição de materiais de uso frequente nas unidades de saúde.
Isto possibilitou que os profissionais de nossas unidades fosse qualificados e tivessem a disposição materiais necessários ao bom desempenho de seu trabalho, como uniformes, material para curativos e procedimentos.
Conforme o Secretário de Saúde Marco Costa, essa ação reflete na qualidade do serviço prestado ao usuário e impacta diretamente nas ações de saúde realizadas nas unidades. Frente a crise financeira que se abate sobre o país, a boa gestão desse recurso possibilita que não falte material nos postos de saúde e que os servidores sintam-se motivados e reconhecidos pelo seu trabalho.
Enquanto em outras cidades do estado e do pais são relatadas condições precárias de trabalho, com unidades de saúde sem as mínimas condições, em Não Me Toque podemos dizer com orgulho que nossas unidades de saúde estão bem estruturadas e oferecem condições de trabalho dignas aos nossos profissionais.
Ao utilizar corretamente este recurso, outras verbas puderam ser canalizadas para melhorar ainda mais as estruturas das unidades. A climatização de mais de 90% das salas nos postos de saúde, a manutenção constante com reformas e pintura em todas as unidades, são algumas das ações que foram possíveis com o bom gerenciamento dos recursos.
“A gestão financeira é um dos pilares da Administração Municipal para que assim os recursos públicos não sejam desperdiçados e sim investidos em melhorias diretas e indiretas aos não-me-toquenses. Graças a todo este cuidado, pudemos qualificar nosso profissionais, realizar melhorias nas unidades de saúde e manter serviços fundamentais a população e que já não são mais prestados em alguns Municípios pela falta de recursos. Este cenário de crise assusta, mas estamos contentes com o trabalho que vem sendo realizado no Município, contentamento que também é percebido nos pacientes”, disse o Secretário Marco Costa.