EMEF Carlos Gomes trabalha o combate ao Bullying
Os seres humanos convivem em sociedade e a aventura da convivência desafia-nos a enfrentar e procurar responder a todo o momento a pergunta: “Como agir na relação com os outros?”. Os diversos grupos e sociedades criam formas peculiares de viver e elaboram princípios e regras que regulam seu comportamento.
Pela criação cultural, instala-se a referência não apenas ao que é, mas ao que deve ser. O que se deve fazer se traduz numa série de prescrições que as sociedades criam para orientar a conduta dos indivíduos.
Pensando e convivendo com essas diferenças é que necessitamos sempre intervir com novas condutas e novos direcionamentos. A educação, os valores, as atitudes são necessárias para o bom convívio na sociedade atual, iniciando-se na família e estendo à escola.
Bullying é um ato caracterizado pela violência física e/ou psicológica, de forma intencional e continuada, de um indivíduo ou grupo contra outro(s) individuo(s) ou grupo(s), sem motivo claro. Essas atitudes vêm aumentando a cada dia e com isso faz-se necessário trabalhar o referido tema no âmbito escolar, afim de conscientizar os alunos para que o bullying nas escolas não seja reconhecido como problema crônico e com consequências sérias, tanto para vítimas, quanto para agressores.
Pensando nisso a EMEF Carlos Gomes organizou um trabalho interdisciplinar, em que foi realizada uma pesquisa para analisar a incidência do Bullying nesta escola e a partir dos resultados construiu-se gráficos para melhor expor a problemática. Também foram realizadas produções textuais e exposição de trabalhos pelos alunos, inclusive em outras escolas do município de Não-Me-Toque e em Carazinho, com orientação das professoras Carla van Riel e Juliana Schneider. O objetivo deste trabalho foi de gerar a conscientização por parte de todos e a mudança radical de atitudes para com o outro.