Educação Fiscal, preparando nossas crianças para a Cidadania Ativa
O Projeto de Educação Fiscal desenvolvido nas Escolas da Rede Municipal de Ensino tem por objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da emissão da nota fiscal, oferecer conhecimentos sobre tributos e arrecadação fiscal e fazer com que o aluno perceba como é feita a destinação dos tributos e de que forma eles retornam à população, incentivando desta forma à cidadania.
Mas há como incentivar a cidadania através da educação fiscal? Sim! A educação fiscal está diretamente relacionada à cidadania e nas aulas os alunos aprendem que cabe às autoridades usar o dinheiro dos impostos pagos pela população para fazer o Brasil funcionar, oferecendo qualidade nos serviços públicos.
As Escolas da Rede Municipal de Ensino também incluíram no Projeto informações aos alunos e famílias, o tema da Nota Fiscal Gaúcha e do Natal Étnico Premiado.
No 1º semestre deste ano os alunos das turmas dos Anos Iniciais (1º a 5º anos) e Educação Infantil estão desenvolvendo diversas atividades referentes ao Programa, tais como o estudo do material pedagógico distribuído pela Secretaria da Fazenda, conversas nas escolas sobre educação fiscal, exposição de trabalhos, pesquisas de campo, produção de desenhos, histórias em quadrinhos e realização da troca de notas fiscais na Escola por cupons do Programa do Natal Étnico Premiado.