15 de junho de 2016 as 08:53 / Educação, Sem categoria

Atendimento Educacional Especializado e Psicopedagogia na Rede Municipal de Ensino

No ano de 2016, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) está ocorrendo na Sala AEE da EMEF Santo Antônio, todas quintas-feiras, atendido pela profissional Pâmela Lima, contemplando 16 alunos da Rede Municipal de Ensino.

O atendimento configura-se em oportunizar aos alunos seu desenvolvimento de forma complementar, respeitando sua individualidade, história pessoal, ritmo e estilos de aprendizagem, valorizando suas potencialidades, interesses, buscando (re) estabelecer vínculo positivo com a aprendizagem, favorecendo sua inclusão escolar, desenvolvendo um trabalho integrado e em parceria com professores da escola regular.

13342123_896941577097905_102002805_n

Também está sendo realizado nas segundas feiras, com a mesma profissional, o atendimento psicopedagógico nas Escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino. Esse atendimento tem como objetivo principal o apoio aos professores e coordenadores pedagógicos diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos.

O trabalho do psicopedagogo é identificar as barreiras que estão dificultando o aprendizado do aluno, garantindo através de intervenções individuais e/ou do trabalho do professor a superação destes transtornos, garantindo o domínio de habilidades de leitura e escrita, a compreensão de questões lógico-matemáticas propondo desafios que estimulem o uso do raciocínio lógico e a elaboração de soluções que venham a favorecer o processo cognitivo, além de promover a autoconfiança e a autonomia na realização das atividades, refletindo em melhora do desempenho escolar do aluno.