Falta Vacina contra Gripe na Rede Municipal de Saúde
A 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza ou gripe, iniciou dia 25 de abril e se estenderá até dia 20 de maio e tem como principal meta reduzir as complicações relacionadas às doenças, bem como as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação.
Em Não-Me-Toque até o momento foram vacinadas 512 crianças, 82 gestantes, 19 puérperas, 276 trabalhadores da área da saúde, 1676 idosos e 720 pessoas com a prescrição médica devido à comorbidades.
A Secretaria Municipal de Saúde tinha disponível apenas 400 doses para os portadores crônicos e já foram vacinadas mais de 700 pessoas com encaminhamento médico.
Devido ao grande número de procura, já esgotou-se na semana passado o estoque de vacinas. Existe uma previsão de novas doses chegarem na segunda-feira dia (9), podendo assim vacinar mais pessoas dos grupos de risco.
Os grupos prioritários são gestantes e puérperas até 45 dias pós parto; crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; idosos acima de 60 anos; profissionais da área da saúde e Portadores de doenças crônicas.
A meta da Secretaria de Saúde é vacinar 80% desta população considerada prioritária na campanha.
Conforme a Enfermeira Liliane Erpen, “Neste ano muitas pessoas estão procurando a vacina no setor público trazendo encaminhamento médico, e assim, as crianças, idosos e gestantes podem ficar sem a vacina”.