Colonização Holandesa em Não-Me-Toque vai virar história!
Na tarde de terça-feira (26), a Prefeita Teodora Lütkemeyer recebeu em seu gabinete a visita do Sr. Willibrordus Henricus Van Lieshout, que veio especialmente apresentar a Antropóloga Cultural Renate Stapelbroek à Prefeita.
Renate é Holandesa e veio a Não-Me-Toque para dar continuidade ao seu projeto de pesquisa sobre a Imigração Holandesa no Brasil. O trabalho da antropóloga consiste em fazer um levantamento do material disponível junto a Prefeituras, Museus, Associações Culturais e particulares.
A pesquisa realizada através da Universidade de Holanda é voltada à imigração em geral dos grupos de holandeses que se estabeleceram no país e que ainda mantem viva a cultura e tradições neerlandesas. Não-Me-Toque, assim como as demais cidades visitadas, irá receber uma cópia da pesquisa ao final da jornada de Renate no Brasil.
Ao todo, Renate irá visitar 6 colônias Holandesas do Brasil, sendo que destas Não-Me-Toque é a única no Rio Grande do Sul, Holambra e Campos de Holambra são em São Paulo e Carambei, Castrolanda e Arapoti no Paraná.
O projeto da antropóloga está sendo contado junto ao site neerlandês www.tanterika.nl. O Site leva o visitante em uma viagem por arquivos, paisagens e regiões, literatura, histórias.