Prefeita e Secretária participam do III Seminário GTISUL
A Prefeita Teodora Lütkemeyer e a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Griselda Blau participaram nesta quinta-feira (21), do III Seminário do Grupo de Gestores de TI do Sul do Brasil (GTISUL), em Passo Fundo. Neste ano, o tema ‘Negócios Inteligentes’ evidenciou o seminário que também apresentou as tendências e inovações do setor das maiores empresas do país como SAP, KPMG e PMI.
Durante a abertura, o presidente do GTISUL, Artur Felipe Wendling, salientou que o III Seminário do GTISUL reúne pessoas que pensam a TI em Passo Fundo e região. “Queremos potencializar a relação com os 29 municípios da região que possuem integrantes no grupo. Durante a programação os CIOs estarão reunidos estão sendo elaborados diversos pontos de programação dinâmica e técnica que farão do evento um local de relacionamento, aprendizado e troca de informações. Tanto CIOs quanto fornecedores estarão envolvidos em dinâmicas para construção de melhores práticas para o seu dia a dia”, frisou.
Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes a iniciativa do GTISUL que possibilita o despertar de novas ideias, expandindo ainda mais a TI na cidade e na região.
O presidente da Acisa, Marco Mattos, reiterou que os primeiros passos, para a constituição do grupo em Passo Fundo, foram dados dentro da Associação Comercial. “Parabenizo a iniciativa deste grupo, que olha para frente, pois a TI há muito tempo deixou de ser operacional para assumir o papel estratégico”, ressaltou.
Capacidade agrícola atrelada à tecnologia
A prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, afirmou estar extremamente feliz em poder participar da abertura do GTISUL, uma vez que a economia do município está atrelada a tecnologia. “Não-Me-Toque é conhecida em todo o país como a Capital da Agricultura de Precisão. A nossa capacidade produtiva agrícola está associada à tecnologia de precisão. A cidade é um dos locais que mais investem em tecnologia para aprimorar a gestão e fomentar a inclusão digital”, explicou.
De acordo com a prefeita, a cidade possui um anel de fibra óptica de 11 quilômetros, que interliga 18 órgãos públicos municipais, postos de saúde e escolas, a Cidade Digital proporcionará uma ampliação na rede, reduzindo os custos e racionalizando dos recursos, além de ampliar a transparência das contas públicas através da utilização da TIC (Tecnologia da Informação em Comunicação). O município conta também com três pontos de acesso gratuito à internet. Com acesso livre e sem necessidade de cadastro prévio, para utiliza-los basta buscar a rede “Não-Me-Toque_Digital” e se conectar a estes pontos que estão localizados na Praça Municipal, Distrito Industrial e no Ginásio Municipal Breno Kirinus.
Texto e Foto: Assessoria de Imprensa do Grupo de Gestores de TI do Sul do Brasil