Meninas, é hora de se cuidar! Vacinação contra o HPV
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), anualmente, 5 mil mulheres morrem e outras 15 mil descobrem ter câncer de colo do útero no país. A relação entre o HPV e o câncer do colo do útero é hoje categórica e indiscutível. Sabe-se que o HPV está relacionado a 99,7% dos casos.
A Campanha de Vacinação contra o HPV do Programa Nacional de Imunizações (PNI) se baseia em dados científicos de eficácia e segurança e na publicação de resultados internacionais de vigilância de eventos adversos em países onde as vacinas disponíveis no Brasil foram introduzidas há anos.
A Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), entre outras, recomendam a vacinação contra o HPV em seus calendários de vacinação desde 2007, que, finalmente, em 2013, foi adotada pelo Programa Nacional de Imunizações.
Em 2016 a vacina está disponível na rotina para todas as meninas a partir dos 9 anos com idade máxima de 13 anos, o esquema vacinal é de duas doses com intervalo de seis meses.