Lixo e entulho em lotes e ruas são desafio no combate à dengue, zika e chikungunya
O descarte irregular de lixo e entulho em lotes vagos e ruas de Não-Me-Toque aparece como um dos maiores desafios diante do aumento de focos e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.
De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, em 2015 Não-Me-Toque 467 focos haviam sido confirmados e 150 novos focos do mosquito transmissor foram encontrados no Município até Março deste ano. Apesar de não ter casos confirmados durante o período da Expodireto, um caso esteve circulando em Não-Me-Toque, além de municípios próximos terem a confirmação de casos de dengue e zika vírus.
Um dos principais problemas no combate ao mosquito transmissor, são os depósitos de lixo irregulares espalhados pelo Município e que devido ao clima quente e com chuvas, facilita a proliferação do Aedes Aegypti. Com o intuito de combater esta infestação, a Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo um mapeamento de locais com depósitos de lixo irregular, os quais serão notificados aos proprietários para que tomem as devidas providências. Além das notificações, a Secretaria planeja um mutirão de recolhimento para limpeza destes depósitos, bem como a destinação correta dos materiais.
Depositar Lixo em qualquer lugar é CRIME!
O depósito de lixo clandestino é Crime Ambiental, ficando o infrator sujeito a penalidade de multa conforme a Lei de Crimes Ambientais 9605/1998 e Decreto 6514/2008.
Cidadão, colabore com a fiscalização e denuncie! Além de estar ajudando a combater novos focos do Aedes Aegypti, você estará auxiliando na preservação do Meio Ambiente!
Faça sua parte, a responsabilidade de combater o mosquito é de todos!
A Administração Municipal está fazendo sua parte, intensificando o combate e ações preventivas, mas e você?
A regra básica é: não deixar água parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do mosquito da dengue é rápida, além das iniciativas governamentais, é importantíssimo que a população também colabore para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. A dica é manter recipientes como caixas d’agua, barris, tambores, tanques, cisternas devidamente fechados e não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado e demais recipientes que possam armazenar água e acabarem virando criadouros do mosquito!
“A equipe da Secretaria de Saúde realiza um trabalho incessante de combate e conscientização para que Não-Me-Toque fique livre destas doenças, mas para isso é preciso que todos colaborem, não depositando lixo irregular e evitando água parada. Se todos ajudarem, vamos acabar com o mosquito e manter o Município livre da dengue, zika e chikungunya!”, destacou o Secretário Marco Costa.