Rede de Apoio à Escola recebe capacitação sobre Conflitos Familiares
A Rede de Apoio à Escola (RAE) é composta por representantes das seguintes Instituições: Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto (Equipe Técnica e membros das Equipes Diretivas), Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS, CREAS e Abrigo Municipal), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Habitação, Conselho Tutelar, Escolas Estaduais e Particulares, ASBAM e APAE e conta com o apoio da Brigada Militar, Ministério Público e Poder Judiciário.
A RAE iniciou sua formação no ano de 2009 e denominava-se “Redes Sociais”, na perspectiva de unir esforços para a articulação de uma rede de atendimentos promovida pelas Secretarias da Saúde, Assistência Social e Educação, Cultura e Desporto.
A partir do ano de 2010, os representantes das entidades e órgãos do município passaram a reunir-se mensalmente para encaminhar, acompanhar e relatar os casos envolvendo crianças e adolescentes em situações de riscos ou vulnerabilidade. Dessa forma, também eram realizados encaminhamentos para diferentes áreas.
Desde então, foram disponibilizados encontros e capacitações para os integrantes da Rede, para qualificação e suporte de suas decisões e encaminhamentos, e nesta quarta-feira (23), aconteceu mais uma capacitação com os integrantes da Rede de Apoio à Escola no Centro de Referência em Assistência Social.
A capacitação foi realizada pelo doutor e psiquiatra José Ribamar Fernandes Saraiva Júnior, que abordou a temática conflitos familiares: como conduzir situações difíceis, crianças e adolescentes que fazem uso de medicação, e que, participam de diferentes espaços, como escola e programas sociais.
A capacitação será realizada em três módulos, o próximo encontro ocorrerá em maio, e o último, em agosto.