Dia “D” Combate à Dengue: sábado 13 de fevereiro
Para chamar a atenção sobre a importância da limpeza para eliminação dos focos do Aedes Aegypti, transmissores da dengue, chikungunya e zika vírus, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Sábado da Faxina – Não dê folga para o mosquito da Dengue”.
A ideia é que toda a população dedique um dia da semana para verificar todos os possíveis focos do mosquito, fazendo uma limpeza geral em sua residência e impedindo a reprodução do Aedes.
Com base nesta iniciativa, no Município de Não-Me-Toque, todos os agentes de saúde, agentes de combate a endemias e servidores da Secretaria Municipal de Saúde estarão realizando um mutirão de combate à dengue. O objetivo e realizar visitas em casas e orientar a comunidade em geral sobre como evitar a proliferação do mosquito.
A Secretaria de Saúde solicita às pessoas que facilitem a entrada dos agentes de saúde e equipe para realizar as vistorias, bem como convoca à todos Não-Me-Toquenses para no sábado dia 13 de fevereiro, aderir à campanha “Sábado da Faxina – Não dê folga para o mosquito da dengue” e realizar a limpeza em locais que possam acumular água parada.
Ações de Combate à Dengue já efetuadas no Município:
– Dedetização em mais de 100 bocas de lobo e locais de risco
– Campanhas de conscientização e orientação
– Ação permanente dos agentes de combate a endemias.
Prevenção
- Evitar usar pratos nos vasos de plantas e, caso utilize, colocar areia nas bordas;
- Guardar garrafas e objetos que possam armazenar água sempre com a abertura virada para baixo;
- Manter as lixeiras tampadas, bem como as caixas d’água. Plantas que acumulam água, como bromélias, devem ser evitadas.
- O acúmulo de lixo também deve ser evitado, pois pode se tornar foco do mosquito.
- Além disso, é importante tratar a água da piscina com cloro e limpá-la uma vez por semana; ralos devem ficar fechados e desentupidos.
- Os potes de comida e de água dos animais devem ser lavados com escova, também semanalmente.