EMEF Ernesto João Cardoso inicia a implantação do Turno Integral até o 1º ano
Na noite de quarta-feira (18) às 19 horas, na Câmara Municipal de Vereadores, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto João Cardoso realizaram uma Assembleia de Pais para tratar assuntos referentes ao Calendário Escolar e a Proposta de Turno Integral para o Ano Letivo de 2016.
Na oportunidade fizeram-se presentes a Prefeita Teodora Lütkemeyer, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Senhora Griselda Blau, o Presidente do Conselho Municipal de Educação Darci Bueno, a Equipe da SMECD, Secretários Municipais e vereadores.
A Diretora da Escola, Marina Marmitt deu as boas vinda aos pais e representantes da comunidade e passou a palavra para a Prefeita Municipal que explicou que a proposta de Turno Integral tem por objetivo qualificar ainda mais nossas crianças, auxiliando no seu desenvolvimento ao mesmo tempo em que é voltada a diminuir as taxa de reprovação com um acompanhamento mais próximo das atividades que são desenvolvidas pelos alunos.
A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Senhora Griselda Maria Scholze Blau deu explicações gerais a respeito da Proposta de Turno Integral e a necessidade desta implantação para o cumprimento das exigências legais e expôs três propostas de modalidades de Turno Integral aos pais e presentes e afirmou que os pais teriam direito a votar na que fosse da sua preferência.
As propostas apresentadas pela SMECD tiveram a seguinte votação:
PROPOSTA 1: Jardim A e B ao 3º Ano
5 votos 7h 30min às 16h 30min
PROPOSTA 2: Jardim A e B ao 3º Ano
3 votos 8h 30min às 17h 20min
PROPOSTA 3: Jardim A e B ao 1º Ano
57 votos 7h 30 min às 17h 20min
2º ao 7º Ano
Manhã (7h 30min às 17h20min) ou Tarde (13h 20min às 17h 20min)
A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto repassou o resultado aos presentes agradecendo a participação de todos nesta importante decisão, e que mostrou-se satisfatória. “A EMEF Ernesto João Cardoso assim como a comunidade de Não-Me-Toque só tem a ganhar com a proposta do Turno Integral, pois este é voltado para o aprendizado da criança em sua fase inicial, garantindo assim que a alfabetização aconteça da melhor forma, contribuindo para sua formação. Estaremos implantando o Turno Integral a partir do ano que vem na Ernesto João Cardoso nas turmas de Jardim A e B e primeiros anos como um piloto para posteriormente planejar a implantação em demais escolas da rede municipal como está previsto no Plano Municipal de Educação. Estaremos abrindo inscrições para o turno integral na educação infantil em outras escolas da rede, para que assim que o número mínimo de alunos seja atingido, possamos iniciar o projeto para implantação em demais escolas que manifestaram o interesse em também ter o Turno Integral”, salientou a Secretária Griselda Blau.
Houve uma grande participação dos pais que tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas e optar pela proposta que mais lhes agradava, assim conjuntamente optou-se por uma alternativa que beneficiará sobremaneira a aprendizagem dos alunos e as expectativas dos pais e da comunidade” comentou a Prefeita Teodora Lütkemeyer.