Saiba como descartar corretamente sua lâmpada fluorescente
Você sabe onde descartar corretamente lâmpadas? Se a resposta for não, continue lendo e saiba como descartar corretamente lâmpadas velhas. Se a resposta for sim, ótimo! Aproveite e multiplique sua prática e atitude.
As tradicionais lâmpadas incandescentes têm desaparecido aos poucos das prateleiras de varejistas, e vêm sendo substituídas por lâmpadas fluorescentes tubulares ou compactas que são mais econômicas. Apesar da praticidade, durabilidade e economia da lâmpada fluorescente, no interior dela existe um componente químico muito perigoso à saúde: o mercúrio, um metal pesado e tóxico. Devido a ele, o descarte se torna muito complicado.
Os riscos do mercúrio
Além do mercúrio as lâmpadas fluorescentes apresentam também o chumbo na composição. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o valor máximo de mercúrio que pode estar concentrado em uma unidade é de 100 miligramas de mercúrio por quilo do resíduo. O contato com a substância em níveis mais altos pode gerar sérios problemas à saúde.
O maior problema acontece quando a substância é inalada, ainda mais se a quantia de mercúrio elementar for grande, o que pode causar problemas neurológicos e até hidragirismo (intoxicação que causa tosse, dispneia, dores no peito e outros problemas mais graves).
Na questão ambiental, quando o mercúrio é despejado de maneira irregular em rios, por exemplo, ele passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas. Pode acontecer também de micro-organismos absorverem o mercúrio, tornando-o orgânico em vez de metálico. Animais aquáticos e plantas podem reter o mercúrio e assim contaminar o meio ambiente sem que exista chance de erradicação.
Cuidados para descartar lâmpadas fluorescentes
O ideal é levar o produto intacto embrulhado em folhas de jornal até um ponto de descarte. No Município de Não-Me-Toque não existem pontos de descarte específicos, portanto as lâmpadas devem ser devolvidas no estabelecimento em que foram adquiridas para tenham o destino correto. Em caso de quebra, há alguns cuidados a serem tomados:
- Abra as janelas do ambiente para arejar o local. Apesar de a quantidade de mercúrio ser pequena (cerca de 5 mg nas compactas), é recomendável deixar entrar um pouco de ar para ajudar a dispersar o material.
- Recolha os cacos maiores em uma folha de jornal.
- O pó que alguns modelos soltam pode ser recolhido com uma folha de jornal úmida.
- Por fim, reúna tudo em um só monte de jornal e entregue em um posto de coleta
O Departamento de Meio Ambiente estará promovendo uma campanha de coleta das lâmpadas usadas pela população de Não-Me-Toque, no sábado, dia 7 de Novembro em frente à ACINT, paralelamente a programação da 9º Expo Não-Me-Toque, das 10 às 16 horas. Dê um destino correto para suas lâmpadas fluorescentes usadas, assim você estará contribuindo com o Meio Ambiente.
Atenção: Não serão recolhidas as lâmpadas usadas por indústrias.