Departamento de Meio Ambiente realiza atividade de educação ambiental sobre o reaproveitamento do lixo
A população brasileira produziu em 2014 um volume de Resíduos Sólidos Urbanos de quase 80 milhões de toneladas, segundo a Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Ainda, segundo dados do IBGE, aproximadamente 60% do lixo urbano é formado por resíduos orgânicos que podem ser transformados em excelentes fontes de nutrientes para as plantas.
Neste contexto, a compostagem surge como uma alternativa viável e eficiente para minimizar os impactos negativos gerados pela destinação incorreta dos resíduos orgânicos. A compostagem é uma técnica milenar, desenvolvida pelos chineses há mais de 3000 A.C. que baseia-se num processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica (restos de comida, frutas e legumes, cascas de ovos, erva-mate, folhas, borra de café…) em um composto altamente nutritivo. Esse composto pode ser utilizado como adubo que adicionado ao solo, melhora as suas características físicas, físico-químicas e biológicas.
Assim, na última quinta-feira (02), a Bióloga Elisa Valduga e o Engenheiro Florestal Cássio Crestani da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com a Psicóloga Clarice Batista da Secretaria de Assistência Social, conscientizaram mais de 50 alunos do CEI (Centro de Educação Integrada) sobre a importância do reaproveitamento do lixo. Na oportunidade, Cássio Crestani apresentou para as crianças e adolescentes o projeto piloto intitulado “Construindo Consciência Ecológica Através da Compostagem de Resíduos Orgânicos”, desenvolvido durante o período de graduação na UFSM Campus Frederico Westphalen e que tem por objetivo demonstrar aos futuros cidadãos que é possível utilizar os resíduos orgânicos produzidos tanto no ambiente escolar, quanto em casa, transformá-los em adubo orgânico e posteriormente utilizá-lo em uma horta. Após a explanação, os pequenos puderam acompanhar a demonstração prática da técnica de compostagem e ainda, plantar hortaliças na horta do CRAS, que serão cultivadas e colhidas pelos mesmos.
A atividade que foi realizada vem de encontro com o projeto “Transforme seu lixo em luxo”, executado pela Secretaria de Desenvolvimento e que tem como apoiador a CORSAN.
Apoio: