Secretaria de Saúde cria grupo de homens com objetivo de evitar isolamento e depressão
Sinais e sintomas de depressão podem ser apresentados de diferentes formas entre homens e mulheres. Os homens também tendem a usar diferentes habilidades de enfrentamento – saudáveis e não saudáveis – que as mulheres.
Não está claro por que cada gênero pode sofrer de depressão de forma diferente. É provável que envolve uma série de fatores, incluindo produtos químicos do cérebro, hormônios e experiências de vida.
Como as mulheres, os homens com depressão podem se sentir mais solitários, como também não obter prazer de atividades que antes lhe satisfaziam. Neste sentido, sair de casa, fazer novas amizades, jogar, interagir com outras pessoas é o melhor remédio contra a depressão.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe da Estratégia da Saúde da Família Centro visando ações de saúde preventiva e a socialização das pessoas criou o “Grupo Tchê”, que tem a coordenação do Agente Comunitário de Saúde, Paulo da Rosa e da Enfermeira da Estratégia da Família, Alessandra Pivetta, que trabalham com 15 homens com idade de 65 a 86 anos que se encontram semanalmente todas as quartas-feiras no Posto de Saúde Central.