05 de setembro de 2007 as 10:17 / Educação, Sem categoria

Etnia Italiana foi tema da 7ª edição da Mostra Folclórica e Cultural

A Mostra Folclórica e Cultural realizada pela EMEF Valdomiro Graciano do bairro Jardim, vem sendo desenvolvida desde 2001, trabalhada como forma de aprimorar as atividades pedagógicas, dando mais cor e motivação para o aprendizado em sala de aula.

A 7ª edição da Mostra foi realizada no dia 24 de agosto, abordando o tema "Revivendo a Itália", coordenada pelas professoras Marlene Cologneze, Eliza Walker Lindner e Janete Eckstein Lamb. O projeto conta com a parceria do Programa "A União Faz a Vida", e neste ano abordou o estudo feito sobre a etnia italiana.

Desde o início do ano, alunos e professores pesquisaram aspectos relativos à cultura italiana como: culinária, religiosidade, dança, música, jogos, linguagem, entre outros, envolvendo todas as séries da escola. Os estudos realizados mostraram que as primeiras famílias de descendentes de italianos que chegaram a Não-Me-Toque, foram Favaretto, Danielli e Girardello.

Os diversos espaços abertos para visitação apresentaram as características da Cultura Italiana pesquisadas com a participação dos alunos e dos professores Marlene dos Santos, Ana Pagliarini, José Sperry, Sandra Jurkftz, Beatriz Zuglianello, Vera Kissmann, Carmen Pasquatto, Deise Silveira, Michele Birk, Milene Guadagnin, Daniel Sebastiani, Cíntia Schwingel, Deise Silveira, Juarez Fischer, Márcia Daumling e Terezinha Camargo.

A Mostra ainda contou com a apresentação do tenor Luiz Wiedthauper, do grupo de danças da etnia italiana dos municípios de NMT e Colorado, do Grupo Giuseppe Garibaldi de Carazinho, encenação teatral do Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro, dos alunos da oficina de violão das escolas municipais e de dança da Escola Valdomiro Graciano.