11 de agosto de 2015 as 11:16 / Administração e Planejamento, Sem categoria

Administração busca soluções para o controle de animais de rua

Encontrar um cão ou um gato abandonado pelas ruas dos ambientes urbanos tornou-se uma cena mais do que recorrente no nosso dia a dia. Mas você já parou para pensar por quais razões isso acontece? E quais as consequências disso?

Animais abandonados vagando pelos centros urbanos, criam uma situação que vem se agravando a cada dia e representando um sério risco à saúde e à segurança pública. Animais abandonados transmitem doenças ao homem (no mínimo 65 zoonoses são transmitidas ao ser humano), além disso, em busca de alimento e abrigo, eles invadem propriedades e atacam lixo, espalhando sujeira pelas ruas e calçadas. Animais perambulando pelas ruas podem ainda se envolver em acidentes e ser barulhentos, com miados e latidos em horários inconvenientes, também defecam e urinam em locais públicos, trazendo e odor e transmitindo parasitas que provocam doenças ao homem.

O controle destes animais abandonados é uma das preocupações e ações mais constantes realizadas pela Associação Amigo Animal de Não-Me-Toque. Na tarde de segunda-feira (10), a Prefeita Teodora reuniu-se em seu gabinete com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Ivan Machry, a veterinária Ketty Cristina Mazzuti, o veterinário responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal Rogério B. Kissmann, a Técnica Agropecuária Cristina Napp, o Fiscal da Vigilância Sanitária Silvio Kuhn, a Secretária Adjunta de Saúde Amélia Sebastiany, e representantes da Associação Amigo Animal – Presidente Francieli Schwingel de Carvalho, a Vice-Presidente Sônia Danieli e o Tesoureiro Valmir Antonio Dapont.

Com o intuito de realizar um controle populacional destes animais, na reunião foram discutidas inúmeras possibilidades e ferramentas para controlar a proliferação e a superpopulação de animais de rua, especialmente cães. De forma preventiva, falou-se no trabalho educativo de posse responsável, pois todo cão que hoje se encontra na rua teve em algum momento dono e lar. Também sugeriu-se a parceria com universidades da região para a realização de castração desses animais, micro chipagem e aplicação de vacinas anti cio. Para tecer alguma decisão, será estudada a viabilidade dessas sugestões entre os parceiros.

Além disso, será projetada uma Lei Municipal que abranja todos esses pontos e que os maus tratos a animais e o abandono estejam sujeitos à penalização.

“Continuaremos este diálogo afim de encontrar uma solução viável e eficaz para o controle populacional dos animais de rua. No momento em que há negligência de soltar um animal na rua as consequências são diversas, torna-se um desafio para a saúde pública, reprodução indesejada e descontrolada, risco de mordeduras, acidentes de trânsito, gasto oneroso tanto de recurso financeiro quanto de pessoal, muitas vezes voluntários, além do bem estar animal, portanto pedimos a ajuda e compreensão da população para este problema”, enfatizou a Prefeita Teodora Lütkemeyer.