24 de Março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose
O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares.
Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.
Entre os sintomas estão o emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração; podem também existir gânglios no pescoço. A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico; se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante 3 a 4 meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.
No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade.
Em 2013 no Rio Grande do Sul foram notificados 4911 novos casos, ou seja, aproximadamente 45,50/100 mil hab. Já na região da 6ª CRS foram 141 novos casos atingindo aproximadamente 22/100 mil hab.
A tuberculose é uma doença de notificação compulsória e qualquer caso confirmado tem que ser obrigatoriamente notificado.
A Secretaria Municipal de Saúde estará realizando ações de conscientização e prevenção sobre a doença nos postos de Saúde.