Agroindústrias locais terão espaço na 8º Expo Não-Me-Toque
No ano de 2005, o Município iniciou a implantação de pequenas agroindústrias familiares a fim de garantir as condições de viabilidade socioeconômica para as famílias do interior por meio do incremento da renda, aproveitamento da matéria-prima, abertura de novos pontos de comercialização e valorização da mão de obra familiar, diminuindo o êxodo rural e fixando a família no campo.
Desta forma, de modo a proporcionar visibilidade e abrir canais de comercialização dos produtos coloniais produzidos pelas agroindústrias, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e a Administração Municipal buscaram juntamente com o SEBRAE auxílio financeiro para efetivar a participação das mesmas na 8ª Edição da EXPO Não-Me-Toque, cujo objetivo é atrair clientes da cidade e de outros municípios para mostrar o potencial das nossas pequenas e médias empresas e valorizar a produção local.
Na Expo Não-Me-Toque deste ano, a ser realizada de 4 a 7 de dezembro, participarão duas agroindústrias de embutidos – Bini e a Cooperativa Delícias da Colônia, duas de bebidas – Cachaçaria StrohHut e Tsiga (venda de sucos e morangos) e uma de pescados – Maurer e Schwantes. Também como estímulo para a produção local, os produtos comercializados na praça de alimentação serão todos adquiridos da produção agroindustrial do município.
“Nas feiras, a oferta de alimentos coloniais e produtos artesanais, produzidos com características próprias de nossa região, tornam-se um atrativo a mais: possibilitam a degustação e a comercialização direta do produtor ao consumidor final, com preços diferenciados. Isso nos faz acreditar que a Expo Não-Me-Toque, é um evento que irá impulsionar a venda e a divulgação dos produtos das agroindústrias de Não-Me-Toque”, destacou a Prefeita Teodora Lütkemeyer.