IFF e Administração Municipal buscam implantação de Especialização Tec. em Agricultura de Precisão
Na manhã desta quarta-feira (10), a Prefeita Teodora Lütkemeyer, o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gilson dos Santos, Secretários Municipais, Diretores da ACINT e Assessores Parlamentares receberam no auditório da Prefeitura a Reitora do IFF- Instituto Federal Farroupilha Carla Jardim e equipe, para discutir novas demandas em cursos técnicos e projetos do IFF em parceria com a Administração Municipal.
Passa de 300 o número de alunos matriculados nos cursos ofertados pelo IFF em Não-Me-Toque, sendo eles: Técnico em Secretariado, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Vendas e Técnico em Informática. Também há duas turmas do Técnico em Agricultura de Precisão em fase de conclusão.
Em 2010 o MEC- Ministério da Educação abriu um edital para cadastro de novos cursos. A Administração Municipal, a ACINT e empresas locais através do IFF, cadastraram o Curso Técnico em Agricultura de Precisão, curso único no Brasil, o qual foi habilitado a funcionar em modo experimental.
Em janeiro de 2014 o IFF em uma força tarefa com parlamentares e parceiros buscou a validação do curso pelo MEC, a qual foi negada. O MEC constatou que já existe o curso Técnico em Agricultura julgando este muito similar ao Técnico em Agricultura de Precisão e portanto não poderia incluí-lo no catálogo de cursos do MEC. Em contrapartida, o MEC informou que as pessoas formadas em Agricultura de Precisão irão receber a certificação como Técnicos de Agricultura de Precisão porém o registro no CREA será como Técnico de Agricultura. Também foi informado sobre a possibilidade do IFF cadastrar uma Especialização Técnica em Agricultura de Precisão.
Durante a reunião, a Reitora Carla destacou a importância de dar início ao processo para criar a Especialização Técnica em Agricultura de Precisão, mas para isto o Município deverá manifestar interesse junto ao IFF e o mesmo começará a trabalhar na criação da grade curricular para já no segundo semestre de 2015 poder ofertar este curso em Não-Me-Toque. Todos os presentes aceitaram a ideia e a Administração Municipal em parceria com o IFF começará a trabalhar na justificava e na grade curricular para habilitar esta especialização para Não-Me-Toque.
A Prefeita Teodora relatou a importância do Município estudar a possibilidade para também habilitar o Curso Técnico em Agricultura já que o Técnico em Agricultura de Precisão não será mais possível ofertar devido a não validação pelo MEC.
Ao final da reunião também foi apresentado um projeto a longo prazo para o Município se habilitar através do IFF, visando a criação de um Polo de Inovação, o qual a Administração juntamente com as empresas através da ACINT, vereadores, empresas locais e representantes de instituições de ensino, irão estudar a implantação do mesmo. Para tanto será composta uma comissão com representação de todos os segmentos envolvidos neste processo.
“São situações novas para os cursos Técnicos em Não-Me-Toque. Queremos buscar a implantação do Curso Técnico em Agricultura e a Especialização em Técnico em Agricultura de Precisão e como um grande projeto começar os estudos para a implantação de um Polo de Inovação em nossa cidade”, destacou a Prefeita Teodora.