A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
20 de junho de 2014 as 09:51 / Educação, Sem categoria

Mais de 100 participam da cavalgada

 

11ª Cavalgada Intermunicipal Cidade de Não-Me-Toque reuniu 16 entidades

Nem o tempo chuvoso nem a Copa do Mundo foi empecilho para que um grande número de cavalarianos se reunisse em Não-Me-Toque nos dias 13, 15 e 16 de junho para participar da cavalgada promovida pelo CTG Galpão Amigo, com organização dos Cavaleiros da Tradição e parte integrante das comemorações do 60º aniversário do município.

Os participantes das cidades de Passo Fundo, Cruz Alta, Panambi, Sarandi, Marau, Ibirubá, Espumoso, Colorado, Selbach, Tapera, Victor Graeff, Lagoa dos Três Cantos e Tio Hugo começaram a chegar ao final da tarde de sexta-feira (13), alojando-se na sede do CTG.

Foi ainda na noite de sexta-feira, durante a apresentação do Programa Alma Gaúcha, transmitido pela Rádio Ceres, que ocorreu abertura oficial, prestigiada pela prefeita Teodora Lütkmeyer; vereadora Paula Samuel van Schaik, representando o Poder Legislativo; comandante da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul, Airto Timm; coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Gilda Galeazzi; Verceli de Oliveira, coordenador das Cavalgadas da 7ª RT; o Sargento Claimir Telles representando o Comando da Brigada Militar; as secretárias municipais Margarete Lauxen (do Desenvolvimento), Griselda Scholze Blau (Educação e Cultura) e Nara Adams (Habitação). Pelo CTG Galpão Amigo, atuaram na organização o comandante dos Cavaleiros da Tradição, João Clóvis Fogliatto, o patrão Beno Lütkemeyer e o coordenador da cavalgada, Jorge Celito Zuffo, com a colaboração de grande equipe.

O percurso de 35 quilômetros foi percorrido na íntegra, conforme a programação. Saindo do CTG na manhã cinzenta de sábado, a comuna percorreu o trajeto pelo interior até Colônia Saudades e se deslocou até o Assentamento Libertação Camponesa, onde foi servido o almoço.

O acampamento ocorreu na sede do CTG e na manhã de domingo, os tradicionalistas foram brindados pelo sol, que tornou ainda mais agradável o trajeto.

O encerramento foi marcado pela entrega dos certificados aos 123 inscritos e do troféu aos grupos participantes: Cavaleiros do Mercosul e Cavaleiros do Planalto Médio (Passo Fundo), Piquete Cooperados pela Tradição (Cruz Alta), Grupo de Cavalarianos AWN (Tio Hugo), Grupo de Cavalarianos Pé no Estribo (Panambi), Piquete Raízes da Terra (Sarandi), Sociedade Amigos do Cavalo (Tapera), Cavaleiros do Pago (Espumoso), CTG Severo Sampaio (Colorado), Cabanha 44 (Colorado), CTG Gaudino Marques (Victor Graeff), Grupo de Cavalarianos Rancho Vô Emília (Lagoa dos Três Cantos), Haras Pinno (Selbach), Rancho dos Tropeiros (Ibirubá), CGT Galpão Amigo e Cavaleiros da Tradição (Não-Me-Toque). As Anitas, grupo de cavalarianas de Marau, participou apenas na abertura do evento.

Não-Me-Toque registrou a presença do tradicionalista mais idoso. José Darci Borges da Silva, de 90 anos, e o mais jovem, Augusto Paiva da Rocha, 4 anos, que participou acompanhado do pai e do avô, todos à cavalo.

O crescimento do movimento das cavalgadas, que se desenvolveu como uma iniciativa individual e aos poucos foi conquistando simpatia e adeptos, vem sendo incentivado pelo MTG e pelas regionais tradicionalistas, pela forte ligação que tem com as origens do povoamento, importância socioeconômica de uma época e ligação com as origens do gaúcho. Os rodeios, por sua vez, vêm perdendo espaço pela necessidade de altos investimentos em parques e também para os participantes.

 

 

 


Notícias Semelhantes
Não-Me-Toque/RS
Av. Alto Jacuí, 840 - CEP: 99470-000
Telefone: (54) 3332 2600
E-mail: contato@naometoquers.com.br
Expediente:
08:15 às 11:30 - 13:30 às 17:00
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir