Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe tem pouca procura
A procura pela vacina contra o vírus influenza-gripe não foi expressiva no sábado dia 26 de abril. Somente 326 pessoas comparecerem aos postos de saúde na sua maioria crianças e idosos. Todos os postos da rede municipal estiveram abertos das 8 horas da manha até às 17 horas e turmas volantes realizaram a vacinação a domicilio em pacientes sem condições de locomoção, ao mesmo tempo em que uma turma também realizou a vacinação no interior.
Com a apuração do número de procura, o município já conseguiu cumprir 41,38% da meta prevista, tendo vacinado 1.763 pessoas até o momento. Em 2013, foram vacinadas 2.884 pessoas no município e neste ano, a população alvo da vacina é de 4.260 pessoas.
As vacinas estarão disponíveis até o dia 09 de maio, data prevista para o final da campanha.
A vacina é trivalente, abrangendo o vírus da gripe A e das gripes sazonais. O único caso de gripe A ocorrido no Rio Grande do Sul de 2014, foi identificado na cidade de Venâncio Aires e a cepa deste vírus está coberta pela vacina atual. Na regional de Passo Fundo foram contabilizados dois óbitos comprovados no ano de 2013 pela gripe A.
Grupos de risco abrangidos pela Campanha contra a Influenza de acordo com a estimativa do Ministério da Saúde no Município de Não-Me-Toque é de:
•Crianças: 309 (0 a 2 anos) +523 (2 a 4 anos)
•Gestantes: 155
•Puerperas: 25
•Idosos: 2316
•Trabalhadores da saúde: 289
•Portadores de doenças crônicas: 642
Total: 4260
“Nossa preocupação é atingir um número maior de pessoas, visando a imunização dos grupos de risco evitando assim casos de gripe em nosso Município”. Destacou o Secretário Municipal de Saúde Marco Costa.