Encaminhada documentação para implantação do SAMU
O Secretário de Saúde Marco Costa e a Secretaria Adjunta Amelia Sebastiany estiveram na quinta-feira,14, em Porto Alegre aonde foram recebidos pela Sra. Zilda Schmechel nas dependências do complexo regulador estadual, localizado no Bairro Partenon em Porto Alegre.
Na oportunidade foram entregues os documentos referentes a implantação de uma unidade de suporte básico do SAMU no município que irá atender, além de Não-Me-Toque, Victor Graeff e Lagoa dos Tres Cantos, pela proximidade e pelo contingente populacional. A documentação será analisada pela coordenação estadual, feito isso o projeto segue para o Ministério da Saúde, para análise e liberação do veículo.
Após a liberação do veículo, o município terá 90 dias para colocar o sistema em funcionamento. Não há prazo definido para recebimento da ambulância mas de acordo com os trâmites dos órgãos estaduais e federais a expectativa é de que no início de 2014 o município de Não-Me-Toque esteja contemplado com a unidade do SAMU. O Hospital de retaguarda será o Hospital Notre Dame Julia Biliart, de acordo com decisão do conselho de saúde na assembleia do dia 21 de outubro.
“Com a aprovação e implantação dessa unidade do SAMU no município vamos ter um serviço muito mais qualificado que será feito por uma equipe treinada no atendimento de urgências e emergências que estará à disposição 24 horas, além de também beneficiar Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos” destaca o Secretário Marco.