Novos Grupos de Gestantes
Com o objetivo de proporcionar atendimento às necessidades originárias das gestantes, seus parceiros e demais membros da família que juntos vivenciam um importante evento familiar. A secretaria de saúde iniciou no mês de fevereiro dois novos Grupos de Gestantes.
A vivência gestacional é um período muito peculiar na vida de uma mulher, e o nascimento do filho é uma experiência única, portanto, merecem ser tratados de forma singular e especial, pois a gestação é um momento permeado por significados diversos e distintos segundo as singularidades da gestante e de sua família.
A mulher, durante a gestação, está vulnerável, exposta a múltiplas exigências, vivenciando um período de adaptação ou reorganização corporal, bioquímica, hormonal, familiar e social, dessa forma independentemente das circunstâncias pessoais, familiares e sociais que envolvem a mulher grávida, esta necessita compartilhar sua história e suas percepções sendo importante ser acolhida de forma integral pelas instituições e profissionais que lhe presta assistência. Com este cuidado, ela passa a se sentir fortalecida e consegue construir um corpo de conhecimentos relativos à sua condição, o que contribui para uma vivência mais plena e saudável da gestação, do parto e da maternidade.
Sendo realizado semanalmente, nas segundas-feiras à noite e nas quartas-feiras à tarde, coordenado pela enfermeira Maria Jussara Salvadori e a psicóloga Juliane M. Strapasson, os grupos de gestantes são fundamentais para garantir uma abordagem integral e, ao mesmo tempo, específica à assistência no período gestacional.
Contudo sabe-se que o período gestacional é marcado como uma época de preparação física e psicológica para o parto e para a maternidade e, como tal, é um momento de intenso aprendizado, dessa forma o grupo de gestantes possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, promovendo uma compreensão do processo de gestação.