Culto ecumênico celebra Ação de Graças
Por iniciativa do Governo Municipal e das igrejas Católica, Evangélica Luterana e Luterana, a noite de quinta-feira (22) foi marcada pela celebração do Culto Ecumênico de Ação de Graças que lotou a Igreja Luterana no Brasil (Rua Liberato Salzano).
O culto realizado todos os anos tem como uns dos princípios fazer uma reflexão das atitudes e agradecimento das coisas boas acontecidas durante a passagem de mais um ano. Os participantes celebram a fé e esperança para o próximo ano.
O prefeito Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer, o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Heller, os secretários municipais e o comandante da Brigada Militar, tenente João Roberto Cardoso, participaram do culto.
Celebrado pelo pastor da Igreja Luterana, Alex Ziemann, anfitrião da celebração, pelo frei Rodrigo Cichowicz da Igreja Católica e pelo e pelo pastor Fábio Staggemeier da IECLB o culto teve a participação do Coral Municipal de Não-Me-Toque e dos alunos das oficinas de música da Casa da Cultura que enriquecendo a noite de fé com apresentações.
Ação de Graças
Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida e é comemorado na penúltima quinta-feira de novembro.
O Congresso americano instituiu que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e que seria um feriado nacional. No Brasil, o presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, através da lei 781, de 17 de agosto de 1949, por sugestão do embaixador Joaquim Nabuco.
Em 1966, a lei 5.110 estabeleceu que a comemoração de Ação de Graças se daria na quarta quinta-feira de novembro. Esta data é lembrada por muitas famílias de origem americana, por algumas denominações Cristãs Protestantes, como a Igreja Luterana IELB (de origem americana), Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Presbiteriana, Igreja Batista, Igreja Metodista, universidades confessionais metodistas e cursos de inglês.