15 de Junho Dia Mundial de Conscientização da Violência contra as Pessoas Idosas
O dia 15 de junho foi designado pela ONU como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra as Pessoas Idosas, já que a violência contra os idosos configura uma grave violação dos direitos humanos.
O município de Não-Me-Toque, preocupado com esta situação, promove o bem-estar dos cidadãos, através de ações em defesa dos direitos dos idosos. Através da Lei Municipal 3.548, de 24/03/2009, foi criado o Conselho Municipal do Idoso – CMI. Este por ser um órgão colegiado de caráter público, com vínculo administrativo e financeiro à Secretaria de Municipal de Assistência Social, tem como atribuições zelar, acompanhar, fiscalizar e avaliar as políticas do idoso no município, para assim, garantir a autonomia, a integração e a participação do idoso na sociedade.
Sabe-se que os idosos estão entre o grupo de risco mais sujeito a sofrer violência e maus-tratos, em função do próprio ciclo de vida. Para ilustrar a realidade local do município, em 2011 a equipe técnica da SMAS fez o levantamento de alguns dados acerca da situação de vulnerabilidade dos idosos não-me-toquenses:
– 100% dos casos de abandono ocorrem com as pessoas idosas;
– 78% das pessoas que são vítimas de maus-tratos são idosas;
– 29 % dos idosos são vítimas da violência intrafamiliar;
– 20% das pessoas que sofrem negligência são idosas;
– 11% das pessoas que estão vulneráveis são idosas.
O CMI congrega esforços com os órgãos públicos, entidades privadas, grupos de idosos, para inserir a pessoa idosa nos espaços sociais, e desvelar a violência contra pessoas idosas. Mas, para isso, necessita que a sociedade faça a sua parte, denunciando os casos de maus-tratos contra idosos, utilizando o Dique 100, ou o telefone 3332-1233.