COMDICA apoia data contra o Trabalho Infantil
Nesta terça-feira, dia 12 de junho, os membros do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (COMDICA) estiveram distribuindo adesivos nos semáforos de Não-Me-Toque, com o intuito de fazer a comunidade refletir sobre o trabalho infantil. O adesivo era um “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”.
O dia 12 de junho ficou estabelecido, em 2002, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, visando uma mobilização e sensibilização da população em prol da erradicação do trabalho infantil. Em 2007, por meio da Lei 11.542, o Brasil aprovou a data também como o Dia Nacional contra o Trabalho Infantil.
Apesar de cair 13,44% na faixa etária de 10 a 17 anos, o trabalho infantil especificamente entre crianças de 10 a 13 anos, aumentou no Brasil na última década, segundo dados do Censo Demográfico 2000/2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira, dia 12.
Essa é a faixa etária considerada mais preocupante, pois representa a transição entre os ensinos fundamental e médio, em que há alta incidência de abandono escolar e impacto sobre a aprendizagem. O crescimento foi de 1,56%, o que corresponde aproximadamente 10,9 mil crianças a mais no mercado de trabalho. No total, considerando todas as faixas etárias, o IBGE identificou redução de 530 mil crianças e adolescentes trabalhadores, relacionado a dados anteriores.