15 de março de 2012 as 14:46 / Agricultura e Meio Ambiente, Sem categoria

Municípios da AMAJA buscam esclarecimentos sobre consórcio e adesão ao SUASA

Representantes da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA) estiveram reunidos no auditório da prefeitura de Não-Me-Toque, dia 1º de março. O objetivo da reunião foi obter informações sobre a formação de um consórcio, entre os municípios participantes, para solicitação de adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA).

Para tanto, o consultor em agroindústria, do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), o engenheiro agrônomo Leomar Luiz Prezotto, trouxe as informações iniciais deste processo. Segundo Prezotto, desde que cada município tenha seu serviço de inspeção estabelecido, pode ser formado um consórcio entre eles, para solicitar a adesão ao SUASA. Do contrário, cada serviço de inspeção municipal interessado no sistema, deverá solicitar a adesão individualmente.

O SUASA é o novo sistema de inspeção descentralizado do Ministério da Agricultura (MAPA) no que se refere aos produtos de origem animal. Este sistema unifica, em termos de resultados da qualidade higiênico-sanitária dos produtos de origem animal, todos os serviços de inspeção sanitária do país. Dessa forma, estabelecimentos que processam produtos como carnes, embutidos, leite e ovos, se forem fiscalizados por um serviço de inspeção aderido ao SUASA, podem comercializar seus produtos em todo o país.

Em pronunciamento, o presidente da AMAJA e prefeito de Lagoa dos Três Cantos, Ernor Weber, destacou a importância da adesão ao SUASA. “Hoje a maioria dos municípios de nossa região tem o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), portanto, com a garantia deste selo, as agroindústrias de produtos de origem animal estão habilitadas a comercializar dentro do município. No momento em que aderirmos ao SUASA, toda a nossa região poderá comercializar entre si, ampliando as possibilidades de comércio dos produtores” enfatizou.

Além do presidente da Amaja, também estiveram presentes na reunião o prefeito Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João van Riel, lideranças políticas de toda a região, além de servidores de diferentes municípios, que trabalham com inspeção sanitária e fiscalização.