02 de dezembro de 2011 as 11:46 / Governo, Sem categoria

Stara confirma instalação de fábrica de tratores em Não-Me-Toque

A Stara S/A – Indústria de Implementos Agrícolas anunciou nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, que Não-Me-Toque foi o Município escolhido para receber a nova fábrica de tratores. A divulgação da decisão da empresa foi realizada logo após ser firmado um acordo que estabelece compromissos a serem assumidos pelo Poder Público Municipal e Stara, visando a instalação da nova fábrica.

No protocolo de intenções a empresa se comprometeu a investir na produção de dois mil tratores agrícolas por ano, até 2016, o que deverá gerar 500 empregos diretos e 250 indiretos. O faturamento da fábrica deverá ser de R$ 450.000.000,00 ao ano, gerando um ICMS de mais de R$ 6 milhões.

Em contrapartida, o Município se comprometeu a prestar serviços com máquinas, veículos e equipamentos durante a construção da estrutura física da nova empresa. A Administração Municipal também se comprometeu em viabilizar cursos técnicos profissionalizantes para atender a demanda de mão de obra qualificada, implantar novas escolas de Educação Infantil e novos Núcleos Habitacionais. Além disso, o Executivo deverá implementar a concessão de incentivos à Brigada Militar e Polícia Civil, no sentido de aumentar o pessoal efetivo – mesmo sendo obrigação do Estado investir em segurança.

A notícia tão aguardada animou a todos que lotavam o estádio Waldomiro Graeff, durante o show de aniversário de 51 anos da própria empresa.

O prefeito Antônio Vicente Piva, em pronunciamento, comemorou a decisão da Stara e frisou que a nova fábrica trará ainda mais desenvolvimento ao município que já é reconhecido por ser progressista. “É um grande orgulho para nós, Poder Público, contarmos com mais um grande empreendimento em nossa cidade”, declarou Piva.

Além de lideranças municipais, a festa da Stara contou com a presença de lideranças políticas nacionais e estaduais. Representando o governador Tarso Genro, o secretário de Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, afirmou que a instalação da nova empresa em Não-Me-Toque é um orgulho para todos os gaúchos.

A unidade da fábrica de tratores deve começar a ser construída em julho de 2012, numa área anexa a atual fábrica da Stara, e estará concluída em 24 meses.