Atividades marcam o Dia Mundial de Luta contra a AIDS em NMT
Dia 1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Neste sentido, a Secretaria de Saúde esteve desenvolvendo atividades relacionadas à data. Pela manhã servidores de todos os postos de saúde e também do Centro Administrativo, além de alunos, estiveram na praça Dr. Otto Schmiedt. Iniciando o dia de sensibilização e prevenção ao HIV, o símbolo do movimento (um laço vermelho) foi distribuído a todos os presentes e uma peça teatral foi apresentada por alunas da faculdade de Bio-Medicina da Ulbra/Carazinho.
O teatro, apresentado de forma bem-humorada, procurou enfatizar que hoje em dia todos precisam ter cuidados quanto à transmissão do vírus HIV – que normalmente acontece através de transfusão de sangue, utilização da mesma seringa (no caso de usuários de droga), mas principalmente através do ato sexual sem o uso de preservativos. Se nos anos 80 e 90 existiam os “grupos de risco”, que eram pessoas consideradas mais expostas em relação a contaminação do vírus, hoje em dia todos podem ser infectados. Inclusive, dados apontados por diferentes ONGs e instituições de saúde mostram que o número de adolescentes e idosos infectados cresceu bastante nos últimos anos.
Durantes a tarde, membros da Secretaria de Saúde ainda estiveram realizando um “Pedágio de Sensibilização” nas principais avenidas da cidade. Além do símbolo da campanha, preservativos também foram distribuídos para a população e um painel informativo esteve o dia todo disponível na praça.