Projeto Escola no Campo chega na etapa final
Os estudantes que participam do Projeto Escola no Campo estão recebendo a visita, neste mês, de uma equipe da Cotrijal que faz palestra sobre o uso correto de agrotóxicos. Nas apresentações, uma por município envolvido com o projeto, bióloga e engenheiros agrônomos da cooperativa relembram o que foi trabalhado em sala de aula, dando ênfase à forma correta de utilizar os agrotóxicos e à importância do uso do equipamento de proteção individual, o EPI.
Depois da palestra, os estudantes têm também a oportunidade de acompanhar uma apresentação teatral relacionada ao Escola no Campo. A comédia, apresentada por um grupo de atores contratados pelo projeto, facilita o entendimento de que não dá para brincar com a saúde humana e o meio ambiente, sendo necessários todos os cuidados quando do uso de agrotóxicos.
Na manhã desta quinta-feira, dia 20 de outubro, a palestra e o teatro foram apresentados na EEEF Geny Vieira da Cunha, onde alunos das escolas municipais de Não-Me-Toque também estiveram presentes. O evento foi organizado pela Secertaria de Educação, Cultura e Desporto.
O encerramento das atividade do Escola no Campo está marcado para o dia 23 de novembro, às 14 horas, no restaurante do Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. Nesse dia serão conhecidos os vencedores do concurso de frases e desenhos realizado todo ano entre os alunos participantes do projeto.
O que é o projeto
O Projeto Escola no Campo é realizado pela Cotrijal em parceria com a Syngenta, Secretarias de Educação e Fundação Abrinq com o objetivo de educar os alunos para o uso correto e seguro dos agrotóxicos, visando a saúde dos seus usuários e a proteção do meio ambiente, e a cada ano firma-se como uma das ações prioritárias da cooperativa na área ambiental. A intenção é que educando as crianças se chegue aos adultos, usuários de agrotóxicos.
Completando dez anos em 2011, é desenvolvido em 13 municípios da área de ação da cooperativa, envolvendo anualmente um contingente de mais de 1.700 alunos de quintas e sextas séries do ensino fundamental, incluindo escolas rurais e urbanas.