1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres é realizada em NMT
Foi pensando no bem-estar social da população feminina não-me-toquense que a Administração Pública Municipal, através do Gabinete da Vice-Prefeita e das secretarias de Assistência Social e Saúde, realizou a Iª Conferência Municipal sobre Políticas para Mulheres. O evento, que contou com a participação de cerca de 120 pessoas, aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na noite da última segunda-feira, dia 29 de agosto, e o tema em pauta foi “Políticas Públicas voltadas à autonomia da Mulher”.
A conferência teve como palestrante a Juíza de Direito da 2ª Vara Civil da Comarca de Novo Hamburgo, Dra. Cristiane Hoppe, que já atuou na Comarca de Não-Me-Toque e disse ter ficado lisonjeada com o convite para conduzir os trabalhos na 1ª Conferência Municipal sobre Políticas Públicas para Mulheres. “É sempre bom estar em Não-Me-Toque, nesta cidade tão progressista e inovadora. E é melhor ainda saber que eventos como este estão sendo realizados, o que demonstra a preocupação do Poder Público para com os cidadãos”, enfatizou a Dr. Cristiane Hoppe.
Durante a palestra, a juíza destacou todas as ações realizadas pela Administração Pública em Não-Me-Toque e elogiou a iniciativa em buscar fazer ainda mais pelo município, principalmente no sentido de investir na qualidade de vida das mulheres, que elas tenham oportunidades iguais aos homens.
Após a explanação, grupos foram formados para que temas relacionados sobre a saúde, assistência social, segurança e violência, educação, trabalho e renda, habitação e lazer fossem debatidos. Após os debates, cada grupo apresentou propostas relacionadas aos temas citados, visando uma melhor qualidade de vida às cidadãs de Não-Me-Toque.
Quatro delegadas foram selecionadas para representar o município na Conferência Estadual de Políticas Públicas. Magnólia Mallmann e Helena de Quadros foram eleitas como titulares e Paula Lazzari e Cleusa Dinarte de Mello ficaram como suplentes.
Marcando presença no evento, estiveram o prefeito Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Berta Souilljee Lütkemeyer, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilson dos Santos, os Secretários Municipais, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Magnólia Mallmann e a representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado do Rio Grande do Sul, Rosangela Goulart.
A organização da 1ª Conferência Municipal sobre Políticas Públicas para Mulheres foi organizada por uma comissão integrada pelas seguintes pessoas:
Representantes do Governo Municipal – Bernadete Maria Mallmann Piva, Katiusca de Oliveira, Sílvia Nemecek Loss e Vivian Vanzin.
Representantes da Sociedade Civil – Elena Maria Quadros da Costa, Silviane Estery, Dirce Tártari e Roseli Lemes.