Não-Me-Toque participará do programa Sorrindo para o Futuro do Sesc
A secretária da Saúde, Bernadete Piva, reuniu a equipe de saúde bucal, além de professores, para capacitação e apresentação do programa do Serviço Social do Comércio (SESC) “Sorrindo para o Futuro”.
Pretendendo melhorar a saúde bucal das crianças através da formação de hábitos saudáveis, os profissionais engajados no programa devem atuar com os alunos do 1º até o 5º ano do ensino fundamental, estimulando o hábito da higiene oral e a ingestão de alimentos saudáveis, além da prática de atividade física, o que potencializa o atendimento das necessidades de tratamento odontológico dos alunos e estimula a formação de escolas promotoras de saúde.
Por meio do programa, as crianças devem recebem escovas dentais, creme e fio dental e realizarão escovação dentária diariamente após a merenda escolar, sob supervisão dos professores capacitados. Os professores e a equipe de saúde bucal semanalmente irão avaliar o desempenho da higiene oral dos alunos e os pais devem acompanhar o desenvolvimento dos pequenos através dos adesivos, colados na cartilha que cada aluno deve receber. Ainda um dentista estará fazendo visitas às escolas, mensalmente, para realizar atividades educativas, medição de peso e altura, teste de respiração, orientação de higiene bucal, escovação supervisionada e aplicação de flúor, caso necessário.
O SESC, através do termo de adesão firmando e protocolado com o município, fornece o material gráfico educativo e de higiene bucal para as crianças e professores, além de disponibilizar materiais educativos. A prefeitura ficará responsável por repor as escovas dentais, flúor, creme e fio dental.
O programa “Sorrindo para o Futuro” é informatizado e dividido, contendo etapas durante todo o ano letivo, além de ser acompanhado pela equipe de saúde, onde as informações serão alimentadas através do sistema de dados via website.