11 de abril de 2011 as 17:59 / Governo, Sem categoria

Piva, secretários e vereadores voltam satisfeitos de Brasília

Na última semana, entre os dias 04 e 07 de abril, o prefeito Antônio Vicente Piva esteve em Brasília, acompanhado da primeira-dama e secretária de Saúde, Bernadete Maria Mallmann Piva, do secretário de Habitação, Ibanêz Victor de Quadros, bem como do presidente da Câmara Municipal de Vereadores Gilson dos Santos e dos vereadores José Aloísio de Souza (Zuzu) e Maiquel Delano Silva. Durante a viagem, a agenda da comitiva não-me-toquense esteve cheia com diversas visitas e reuniões.

Piva esteve defendendo, junto aos deputados da bancada gaúcha, que o decreto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, referente ao cancelamento das emendas feitas entre os anos de 2007 e 2010, que não tenham sido empenhadas e depositadas até o próximo dia 30 de abril, seja prorrogado até o final do ano. “Muitos prefeitos estão, assim como eu, pleiteando por esta prorrogação. Pois caso este decreto seja cumprido, muitas obras ficarão pela metade ou até mesmo não serão realizadas. Só aqui em Não-Me-Toque, perderemos cerca de R$ 1.800.000,00” enfatiza o prefeito. Mesmo preocupado, Piva se mostrou satisfeito com a atenção que recebeu dos deputados, em Brasília, referente a este assunto. “Até mesmo o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, está se mobilizando para que este decreto só entre em vigor no final do ano”, conclui.

Os representantes do Executivo Municipal também estiveram no gabinete do deputado Giovani Cherini, onde foi tratado a respeito de uma emenda parlamentar para a ampliação do refeitório do Centro de Referência da Assistência Social, beneficiando as 100 crianças que participam do Centro de Educação Integrada (CEI), bem como usuários de outros programas sociais desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social.

Através da senadora Ana Amélia Lemos, o prefeito e o secretário de Habitação conseguiram agendar uma reunião junto ao secretário do Ministério das Cidades, Luís Carlos Bueno. Na oportunidade, realizaram tratativas sobre o projeto Pró-Transportes, o qual foi encaminhado pela Caixa Econômica Federal, aprovado e protocolado em Brasília. Tal projeto tem o objetivo de ampliar a pista que dá acesso à entrada de Não-Me-Toque (pelo trevo de acesso a Carazinho) o que deve desafogar o transito, principalmente pelo número de empresas que se encontram no local, o que aumenta o fluxo da avenida. O investimento nesta obra deve ser de aproximadamente R$ 4.000.000,00, que será financiado pela Caixa, com quatro anos de carência e poderá ser quitado em 16 anos.

Ainda, a comitiva esteve na Telebrás, onde foi discutido sobre o Plano Nacional de Banda Larga, que visa instalar internet em todas as áreas públicas do município, para que todos tenham acesso à tecnologia.