14 de janeiro de 2011 as 11:02 / Educação, Sem categoria

Prefeito, vice e secretário visitam alunos participantes do projeto Férias na Escola

Nesta terça-feira, dia 11, o prefeito Antônio Vicente Piva, a vice-prefeita Teodora Lütkemeyer e o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Darci Bueno da Silva, estiveram na EMEI Ciranda da Alegria visitando as crianças que estão fazendo parte do projeto Férias na Escola.

Este projeto foi desenvolvido no ano que passou e, segundo o secretário de Educação, visa suprir a necessidade de melhor entendimento de conteúdo por parte de alguns alunos. “As crianças do 1º ano não reprovam, porém cada uma tem seu tempo de aprendizagem. Sendo assim, as professoras Eli Donatti e Rosane Weber desenvolveram o Férias na Escola, para que as crianças que tiveram alguma dificuldade tenham a oportunidade de melhor absorção do conteúdo aprendido durante o ano e que possam acompanhar melhor o conteúdo do 2º ano”, explica Darci.

Após planejado, antes de ser executado, o projeto foi apresentado na Promotoria Pública e também para o Conselho Tutelar. Os pais das crianças também foram chamados para uma reunião, para que entendessem todo o processo pelo qual as crianças estariam passando.

Ao todo, 13 crianças de todas as escolas municipais de ensino fundamental estão sendo beneficiadas pelo projeto. Elas são levadas para a EMEI Ciranda da Alegria – onde o projeto está sendo desenvolvido – às 8 horas da manhã, por um ônibus disponibilizado pela prefeitura. Lá, recebem café da manhã e participam de brincadeiras, antes de entrar em sala de aula. Às 11 horas, o ônibus as pega e as deixa nas escolas referências de cada uma, onde os pais devem esperar os filhos. Segundo a professora responsável pela turma, Franciéle de Quadros, toda essa diferença de rotina (escola diferente, colegas diferentes, brincadeiras, jogos) está estimulando as crianças que, segundo ela, já tiveram bastante progresso. “No dia-a-dia da vida escolar tudo é mais tumultuado, as turmas são maiores, e a professora tem dificuldade em conseguir atender a todos. Aqui eles estão tendo um atendimento mais exclusivo”, explica.

Os alunos participantes estão adorando as aulas diferenciadas. A maioria deles está encantada com a sala temática, os brinquedos no pátio da escola, além de estarem gostando do fato de serem os mais velhos a frequentar o local. O aluno Nicolá Gobby dos Santos, de 6 anos, conta que está sendo bem divertido estudar com coleguinhas diferentes, com outra professora, num lugar onde tem brinquedoteca e muitos livros infantis.

As aulas do projeto Férias na Escola começaram dia 03 e devem encerrar no dia 21 de janeiro.