Sistema de videomonitoramento está em fase de instalação
Depois de realizada uma parceria entre Poder Público, Brigada Militar, Polícia Civil, Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Associação Comercial Industrial Agropecuária e Serviços de Não-Me-Toque (Acint), oito pontos de videomonitoramento e uma central de controle foram adquiridas e há 20 dias estão sendo instaladas. A central de controle e um ponto de videomonitoramento foram adquiridos pela prefeitura, enquanto as empresas do município doaram sete pontos, que consistem em poste, câmera e sistema operacional.
Até agora, os oito postes foram colocados, porém apenas cinco cabos de fibra óptica foram instalados e quatro câmeras. A central de controle também vem sendo instalada no 4º Pelotão da Brigada Militar e até o momento, um dos oito pontos de videomonitoramento – o que se encontra na praça central – está sendo supervisionado parcialmente, em experimento.
Segundo o secretário de Finanças, Naor Kümpel, em 15 dias os oito pontos deve estar montados e o sistema deve estar em atividade.
Para a vice-prefeita de Não-Me-Toque, Teodora Lütkemeyer, a instalação das câmeras de videomonitoramento devem contribuir para a diminuição de delitos na cidade, pois além de auxiliar na identificação de infratores, deve coibir possíveis infrações. “Também devemos salientar que esta é uma grande conquista para a população e que, sem a colaboração dos empresários do município, não teríamos recursos suficientes para concluir este projeto, tão importante para a segurança pública”, enfatizou a vice-prefeita.
Pontos de Monitoramento
– Trevo de acesso a Não-Me-Toque por Carazinho, em frente à empresa E. Orlando Roos, que fez a doação;
– Entroncamento da Rua Senador Salgado Filho com a Avenida Waldomiro Graeff, esquina da IEE São Francisco Solano, doado pela empresa Implementos Agrícolas Jan;
– Entroncamento da Rua Senador Salgado Filho com a Rua Alferes Rodrigo, esquina da Loja Hartmann, também doado por Implementos Agrícolas Jan;
– Praça Dr. Otto Schmiedt, próximo à guarita da Brigada Militar, adquirido pelo Poder Público;
– Avenina Alto Jacuí, em frente ao Hotel Hans, doado pela empresa Gesa;
– Rotatória em frente ao posto de combustível Augustin, doado pela empresa Augustin;
– Próximo ao Supermercado Cotrijal (sede), doado pela própria cooperativa;
– Trevo de acesso a Lagoa dos Três Cantos, São José do Centro e Victor Graeff, em frente ao posto de combustível Ipiranga, doado pela empresa de Implementos Agrícolas Stara S/A.