11 de novembro de 2010 as 11:29 / Sem categoria

Prefeitura agenda pré-estreia do documentário Doce BRASIL Holandês em Não-Me-Toque

Depois da pré-estreia em grandes centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e até mesmo em Amsterdã, na Holanda, Não-Me-Toque será a primeira cidade do interior a receber a pré-estreia do documentário Doce BRASIL Holandês.

O filme, que foi dirigido e produzido pela não-me-toquense Monica Schmiedt, será exibido no dia 18 de novembro, próxima quinta-feira, às 20 horas, no auditório da Expodireto Cotrijal. A sessão será comentada pela própria diretora e deve contar com a presença de representantes de empresas da cidade, integrantes da Associação Holandesa e com autoridades municipais. No dia 19, sexta-feira, o filme será novamente exibido – duas vezes pela manhã e uma à tarde – para alunos de 6ª e 7ª séries, de todas as escolas da cidade.

O documentário foi gravado em 2008 e 2009 em Berlim, Amsterdã, Haia e Cleve, além do Brasil, e investiga a nostalgia do Brasil holandês. Nos lugares onde o documentário já foi exibido, sempre foi sucesso de público e recebeu inúmeros elogios da crítica especializada.

Ainda em novembro, o filme deve estrear também em Berlim, na Alemanha.

Sinopse:

DOCUMENTÁRIO, 52MIN, HD
DIREÇAO E PRODUÇÃO MONICA SCHMIEDT

Os holandeses invadiram e tentaram colonizar o Brasil no século 17. Dos 24 anos que ficaram no país, sete estiveram sob o governo do alemão/holandês João Maurício de Nassau. Até hoje, aquela época é lembrada como melhor que a atual. Mas porque um povo teria saudade de um invasor?

Unidas por um sobrenome comum, duas historiadoras, a brasileira Kalina Vanderlei e a alemã Sabrina van der Ley, se encontram no Recife e exploram o mito que se criou acerca desse curtíssimo período da história brasileira, status esse, que se estende ao sobrenome Wanderley, por remeter a “época dourada” em que o Brasil foi holandês.

Juntas, Sabrina e Kalina desvendam Maurícia – atual Recife – a cidade planejada  construída por Nassau, que tinha um observatório astronômico e a maior ponte do novo mundo. Discutem o legado artístico e cultural deixado por Nassau para entender o porquê dessa nostalgia. Maurício de Nassau é definido por alguns moradores do Recife como “o melhor prefeito que a cidade já teve”. Maurício de Nassau é definido por alguns moradores de Recife como “o melhor prefeito que a cidade já teve”.